Qual melhor calmante natural para dormir?

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Qual melhor calmante natural para dormir?
Qual melhor calmante natural para dormir? – Foto: CPAPS

Se você chegou até é por que está se perguntando sobre qual é o melhor calmante natural para dormir.

Continue conosco que além de responder a sua pergunta te daremos dicas de chás naturais para combater a insônia e a ansiedade. A falta de sono tem se tornado um problema comum do mundo moderno, porque as pessoas precisam se dedicar cada vez mais ao trabalho e em contrapartida acabam negligenciando sua própria saúde.

Se por acaso você estiver nessa situação basta conferir abaixo as dicas para melhorar a qualidade do seu sono.

Calmante Natural para Dormir

Cada um desses produtos servem para algo específico, ou seja, para cada tipo de problema existe um remédio natural para resolver, então se você procura saber qual o melhor Calmante Natural para o seu caso, não se preocupe que vamos lhe ajudar.

O que é um calmante natural?

Calmantes naturais são todos aqueles produtos que acalmam uma pessoa, ou seja, que faz com que o seu estado emocional fique mais próximo do que é considerado normal.
Dessa forma a pessoa consegue manter a sua vida e sua rotina de uma forma correta, sem se preocupar com problemas emocionais mais sérios.

Os calmantes naturais variam muito, e podem ser desde ‘simples’ chás, até mesmo comer algum determinado tipo de fruta.

Para se ter uma ideia, a Depressão é considerada a nova doença do milênio. A cada anos milhares de casos são descobertos só aqui no Brasil.

A depressão pode surgir em qualquer momento da vida e afetar muito a vida da pessoa como um todo.

Saiba mais sobre Calmantes Naturais!

Já foram diagnosticados problemas de depressão em crianças, assim como em idosos.
Os motivos são variados que levam uma pessoa, independente da sua idade, a sofrer de depressão, mas muitos casos ocorrem pôr a pessoa não saber lidar com determinada situação, ou por ela deixar um quadro que considera ‘simples’ como ansiedade ou insônia evoluírem para casos mais graves.

Não lidar com um problema quando ele ainda é ‘simples’ pode desencadear um quadro de depressão severo e em alguns casos irreversíveis.

Por isso, sempre que uma pessoa está ruim é importante consultar um médico no primeiro momento.

Também tomar um calmante natural pode ser uma saída que te livre de algo que pode ser muito prejudicial para você no futuro.

Entenda, quando a pessoa está com muita ansiedade, irritada por qualquer coisa ou mesmo quando tem insônia, além disso isso pode ser algo sério, mesmo que inconsciente.

Não tratar por não saber o motivo que algo te causa isso pode ser a chave para um grande problema depois.

Qual o melhor Calmante Natural para Dormir?

A resposta para essa pergunta é: Não existe um único calmante natural que seja ‘milagroso’ a esse ponto.

Por isso é muito importante primeiro identificar com o seu problema, para depois saber qual o melhor calmante natural para ele.

Abaixo vamos listar o melhor calmante natural para alguns problemas. Confira:

  1. Melhor calmante natural para nervosismo;
  2. Melhor calmante natural para ansiedade;
  3. Melhor calmante natural para insônia.

Na sequência explicaremos melhor cada um deles.

1. Melhor calmante natural para nervosismo

Sabe quando você chega em casa depois de um dia de trabalho cansativo e tudo que você mais quer é relaxar no seu sofá e ver um filme, ou algo desse tipo?
Só que dai você entra em casa é fica com raiva pois não teve tempo de varrer o chão pela manhã, ou sua louça está para lavar desde ontem.

Então você fica irritado ou nervoso e começa a xingar e gritar com as paredes.
Além disso, está nervoso e nem sabe o motivo, então vem um colega de serviço conversar contigo e você acaba sendo grosso sem nenhum motivo aparente.

Cuidado, esses são quadros clássicos de nervosismo.

Se o seu caso for esse o melhor calmante natural para você é o maracujá.
Sim, sua avó, sua mãe e muitas outras pessoas de idade mais avançada estavam certas quando falavam ‘toma um suquinho de maracujá para acalmar’.

Na verdade ainda melhor do que um suco dessa fruta é tomar um chá da flor do maracujá.
Essa flor também é conhecida como ‘passiflora’ ou ‘flor-da-paixão’.

Esse chá atua direto nos receptores e nos hormônios responsáveis pelo nervosismo e pela raiva, normalizando eles.

Só não é aconselhável mais do que duas xícaras desse chá por dia, pois em demasia causa sonolência.

2. Melhor calmante natural para ansiedade

Já a ansiedade é diferente do nervosismo, porém muitas pessoas não conseguem identificar essa diferença quando um médico pergunta para elas, por exemplo.
A ansiedade é também comparada com uma sensação de angustia, ‘peso’ no peito, vontade de chorar sem motivo.

Você já teve em algum momento aquela vontade de ir no banheiro antes de fazer uma apresentação ou entrevista de emprego? Ou ainda uma sensação de que alguma coisa vai dar errado?

Pois bem, isso é ansiedade.

O melhor calmante natural nesse caso é o kava-kava, também conhecido como kawa-kawa ou cava-cava.

O que é consumido dessa planta é a sua raiz, que pode ser comprada em lojas de produtos naturais em forma de pó.

Além da ansiedade, essa raiz também auxilia contra infecções e dores musculares.
Deve ser evitado o consumo se você for gestante ou lactante.
Cuidado na hora de consumir. O consumo excessivo dessa raiz pode trazer problemas ao fígado.

Consulte um médico.

3. Melhor calmante natural para insônia

Já, se o seu problema é não conseguir dormir o melhor calmante natural para você é a Valeriana.

Mas cuidado, seu problema de insônia pode não estar relacionado ao fato de não conseguir dormir.

Você pode estar com insônia devido ao estresse, ansiedade ou nervosismo, então é muito importante primeiro consultar um médico antes de tomar alguma coisa.

A principal função da Valeriana é regular o seu ‘relógio interno’, ou seja, colocar em equilíbrio as suas 24 horas do dia.

Você tem aquela sensação de morrer de sono durante o dia, mas quando chega o momento de dormir o sono some?

Pois é, isso pode ser um desregulamento do seu ‘relógio interno’. Nesses casos de insônia, a Valeriana é, sem dúvida, o melhor remédio natural. Ela também auxilia na melhora do humor e como relaxante muscular.

Considerações finais

Esses são os 3 principais problemas que mais atingem as pessoas. Para cada um deles, um ‘remédio’ natural diferente é necessário, portanto como dito, o mais indicado é sempre procurar um médico antes de começar qualquer tratamento, seja ele natural ou não.

Se você for gestante ou lactante o seu cuidado com qualquer tipo de produto deve ser redobrado.

Apesar do maracujá ser o calmante mais forte, uma boa opção também poder ser o chá de camomila, pois tem menos efeitos colaterais (mais fraco), além disso é muito gostoso.

O chá de camomila é um excelente remédio caseiro com efeitos calmantes, capazes de atuar no sistema nervoso central, portanto pode ajudar.

Portanto saber qual é o melhor Calmante Natural para dormir não é uma pergunta fácil de responder

Pois cada indivíduo possui um metabolismo e organismo diferente.

Mas com as dicas acima certamente você terá melhores condições para escolher.

Modo de fazer o chá de Valeriana

Chá de Valeriana para combater insônia

O segundo na nossa lista de como fazer calmante natural é o chá de Valeriana.

O gosto desse chá não é muito bom, mas os seus efeitos sim.

Ele é excelente para casos mais sérios de insônia e dificuldade em manter um sono tranquilo e de longa duração.

Além disso ele também combate quadros de ansiedade e de nervosismo.

Ele é contraindicado nos seguintes casos:

  • Pessoas com pressão baixa;
  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Idosos;
  • Pessoas que já possuam sonolência.

Se tomado em superdosagem pode gerar entre outras coisas:

  • Sonolência;
  • Delírios;
  • Alucinações;
  • Alterações na visão e/ou audição.

Mas quando tomado na dosagem certa não apresenta nenhum tipo de efeito colateral.

Ingredientes:

  • 5 gramas de raiz já seca de Valeriana (se optar pela raiz fresca, dobre essa medida);
  • 5 folhas de hortelã;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

  • Em uma panela com tampa coloque a água a ferver;
  • Quando ferver adicione a raiz de Valeriana e as folhas de hortelã;
  • Deixe ferver por mais 5 minutos;
  • Desligue o fogo;
  • Deixe a panela tapada por mais 10 minutos;
  • Coe.

Beba ainda morno, uma xícara de chá antes de dormir e uma pela manhã.

Se você se sentir sonolento ou mais lento, bem como algum dos efeitos colaterais citados acima, corte a xícara de chá pela manhã.

Se o problema persistir interrompa o consumo.

As folhas de hortelã servem para melhorar o gosto do chá, logo pode ser trocado por outra coisa de sua preferência.

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