7 maneiras de combater a enxaqueca

85
7 maneiras de combater a enxaqueca
7 maneiras de combater a enxaqueca – Foto: drauziovarella.uol.com.br

Começa como um incômodo nas têmporas ou uma sensibilidade à luz. Em seguida, lá está ela, afetando sua vida por completa. Combater a enxaqueca é essencial para quem sofre com esse problema. É mais do que uma simples dor de cabeça, se trata de uma condição que compromete a qualidade de vida.

Como pode surgir lentamente, nem sempre é fácil perceber que não é apenas uma tensão qualquer. Por isso, todos os sintomas precisam ser acompanhados com atenção. Confira a seguir como tentar se livrar da enxaqueca ainda antes de ela aparecer!

1. Cuide da sua alimentação

Para muita gente, o gatilho da enxaqueca está na dieta. Alimentos com muitos conservantes ou embutido estão no topo da lista do que deve ser evitado. Portanto é importante manter um controle para perceber se é o seu caso. Não hesite em anotar todos os alimentos que consumiu para descobrir o que causa a sua dor.

2. Descubra o que causa sua dor

Se descartar a alimentação como fator que inicia a enxaqueca, busque em sua rotina a resposta. Para a Sociedade Brasileira de Cefaleia, o que lidera as causas de crises é o estresse. Além disso, a insônia ou o sono de má qualidade também atuam como risco. Oscilações hormonais, como no período da TPM, também são frequentes.

3. Pratique alguma atividade física

O sedentarismo também influencia a ocorrência de dores e doenças diversas. Contudo ao praticar exercícios, ocorre também uma maior vascularização cerebral, o que pode tanto diminuir quanto impedir as dores.

4. Adicione prazer à sua rotina

Quando os níveis de estresse estão muito elevados, porque acontece uma alteração na produção de serotonina no organismo. O chamado hormônio do prazer é essencial para diminuir a tensão e o estresse. Procure atividades que garantam essa sensação de bem estar, como esportes, hobbies, interações sociais.

5. Faça compressas naturais

Portanto quando sentir que a dor está apontando, comece a fazer compressas na região que mais incomoda. Utilize ervas como camomila, lavanda e erva doce para fazer a compressa e acalmar o local. A compressa de gelo ajuda na circulação.

6. Diminua a exposição à luz

Ficar no escuro ou tentar dormir é uma boa opção para combater a enxaqueca. Sem a incidência da luz, o cérebro interrompe ações que estão levando à crise.

7. Relaxe a mandíbula

Quando a dor se estabelece, é natural que o rosto fique mais tenso, o que pode piorar ainda mais a enxaqueca. Tente relaxar a musculatura, especialmente a mandibular. Morder um lápis com muita intensidade por alguns segundos auxilia nesse relaxamento. Tentar tensionar todo o corpo e relaxar rapidamente também funciona.

Essas são dicas que ajudam a combater a enxaqueca mas não substituem a necessidade de um médico. Sempre que seus sintomas se estenderem além do esperado, não hesite em procurar ajuda especializada. Dependendo do diagnóstico, além das iniciativas acima, será indispensável fazer uso de medicação específica. O tratamento é importante para que as crises não piorem.

 

Dica exclusiva: tome cuidado com o café quando tiver dor de cabeça ou enxaqueca. Em pequena quantidade, a cafeína atua como vasoconstritor, amenizando a dor. Entretanto, a longo prazo, pode acontecer uma dependência da substância. Não ultrapasse os 500 ml ao dia.

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here