mulher sofrendo com ansiedade
O transtorno de ansiedade pode ser amenizado com um ansiolítico natural

A tensão do dia a dia tem sido a principal razão das crises de ansiedade. É por isso que precisamos cuidar melhor de nossa rotina, e isso inclui uma dieta adequada. Existem alimentos que agem no organismo como ansiolítico natural, contribuindo para a saúde emocional.

Na verdade, a questão é que nem sempre nossa alimentação recebe a devida atenção. Em meio à correria diária, é mais fácil ficar nos produtos prontos e industrializados. Infelizmente, esse tipo de alimento é pobre em nutrientes. Por isso, vale a pena fazer um pouco mais de esforço e perceber os resultados que substâncias naturais podem fazer por você.

E se você ainda duvida, confira nossa lista de alimentos que mais ajudam a diminuir a ansiedade!

O que é um ansiolítico natural

Embora existem medicamentos contra a ansiedade, o que acontece é que remédios com Benzodiazepinas tendem a se tornar viciantes a longo prazo. E não é isso que você deseja, não é verdade? O que poderia ser uma simples crise de curto prazo pode se tornar um problema muito maior.

Isso sem contar que esse tipo de medicação acarreta efeitos colaterais como perda de memória e enjoo, por exemplo.

Claro que, se necessários, esses ansiolíticos naturais devem ser tomados, de acordo com indicação especializada. Entretanto, se você está em uma fase menos crônica, os ansiolíticos naturais representam uma melhor opção.

Com uma ação semelhante a dos remédios sintéticos, certos alimentos têm o poder de aumentar a sensação de bem estar. Para quem sofre com a ansiedade, é uma oportunidade de controlar o humor sem precisar correr muitos riscos.

Quais alimentos agem como ansiolítico natural

flores de camomila
A camomila é a queridinha dos cientistas contra o estresse e a ansiedade

Confesse, quando falamos sobre ter bem estar ao comer, você logo pensou em uma porção de batata frita. Ou naquela cervejinha no happy hour. No entanto, não é disso que estamos falando. Existem alimentos saudáveis que trazem prazer por meio de seus nutrientes. E sem causar qualquer malefício ao seu organismo. Veja os 10 mais eficientes!

Camomila

A queridinha dos calmantes naturais não poderia ficar de fora dessa lista. A camomila contém componentes semelhantes aos utilizados em fórmulas como a do Valium. Um estudo da Universidade da Pensilvânia revelou que pessoas que tomaram suplemento de camomila diariamente por 8 semanas tiveram uma melhora significativa em seus sintomas de ansiedade.

Chá verde

Embora sejam consideradas estimulantes, as propriedades do chá verde também podem agir contra a ansiedade. O que acontece é que um aminoácido chamado L-teanina contribui para melhorar a sensação de alerta, diminuindo a ansiedade perante provas e testes, por exemplo.

Lúpulo

Calma, ainda não estamos indicando a cerveja. Na verdade, o lúpulo é bastante amargo e nem sempre é fácil de consumir, nem mesmo em chás. Na aromaterapia, é muito utilizado para ajudar a promover o sono. É mais indicado que seja usado por meio de extratos e tinturas naturais.

Espinafre e folhas verdes

Em um estudo conduzido com ratos, descobriu-se que indivíduos com uma dieta pobre em magnésio tendem a ser mais ansiosos. Por isso, alimentos ricos no mineral são excelente aliados como ansiolíticos naturais contra as crises. Vale tanto incluir o espinafre na dieta, como outras folhas verdes com tons escuros, por exemplo.

Castanha-do-Pará

castanha do pará
Nozes e castanhas são aliados da saúde e funcionam como ansiolítico natural

Rica em selênio, outro importante mineral e ansiolítico natural, é a castanha do Pará. Ela reduz as inflamações, o que em níveis avançados contribui para as desordens de humor. Outras fontes podem ser os cogumelos e também a soja.

.Peixes gordurosos

Peixes como salmão, sardinha, truta, cavala e arenque possuem uma alta quantidade de ômega-3. Esse ácido graxo está diretamente relacionado às nossas funções cognitivas, assim como a saúde mental. O ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA) comprovadamente ajudam a regular os neurotransmissores naturalmente. O indicado é comer peixe pelo menos duas vezes na semana.

Açafrão

Os temperos também são ansiolíticos aliados contra a ansiedade. O açafrão é um exemplo disso. O tempero possui curcumina, uma substância que contribui para que o cérebro faça suas metabolizações de maneira mais eficiente. Um estudo norte-americano demonstrou que consumir 20mg de curcumina reduziu significativamente o comportamento ansioso em ratos. Cientistas acreditam que o efeito é semelhante em humanos.

Chocolate amargo (sim, chocolate também pode ser ansiolítico natural!)

Sim! O chocolate também pode ser um aliado contra a ansiedade, mas em sua forma mais pura. O chocolate amargo contém flavonoides, que são antioxidantes que beneficiam as funções cerebrais. Além disso, para nosso psicológico, não há nada mais prazeroso do que comer uma barra de chocolate sem culpa. Isso, é claro, se for com moderação, já que mesmo sendo um ansiolítico natural, ainda se trata de um alimento rico em calorias.

Ovos

mãos segurando ovos
Ovos são um dos alimentos mais completos do mundo

Considerado um dos alimentos mais saudáveis do mundo, os ovos são uma ótima fonte de vitamina D e proteína. No entanto, o mais importante está em um componente chamado triptofano. Esse aminoácido está diretamente relacionado à produção de serotonina, o neurotransmissor que cuida no humor, sono, memória e comportamento, agindo assim como ansiolítico natural.

Semente de abóbora

sementes de abóbora
Todo mundo deveria consumir mais sementes na alimentação

Quer um lanchinho leve e saudável? As sementes de abóbora possuem uma alta quantidade de potássio. Esse mineral, presente também na banana, contribui para reduzir os sintomas de estresse e ansiedade. Além disso, essas sementes contam com zinco, outro mineral relacionado à saúde das funções cerebrais.

Quem pode se beneficiar com um ansiolítico natural

Embora certos grupos possam se beneficiar mais desses alimentos, a verdade é que uma dieta adequada faz bem para qualquer pessoa. Ainda que você não sofra com crises de ansiedade, com certeza tem seus momentos de estresse. E uma alimentação regrada e inteligente tem o poder de diminuir os sintomas dessa vida atribulada.

Portanto, sempre que você tiver oportunidade, é importante introduzir esse tipo de nutriente à sua vida diária. Se trata de uma chance de reduzir o estresse por meio de um ansiolítico natural que não vai criar vícios. Lembrando sempre que se seu médico indicou um medicamento, é indispensável que você siga suas orientações. Para tratamentos mais avançados, as fórmulas sintéticas tendem a ter uma ação mais intensa, e você não deve dispensar seu uso por conta própria.

O que você achou de nossa lista? Ficou interessado em adicionar alguns desses alimentos em sua rotina alimentar? Compartilhe esse artigo e ajude mais gente a combater as crises de ansiedade!

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