19.7 C
São Paulo
segunda-feira, Maio 11, 2020
Início Calmante Natural Calmante Natural x Calmante de Farmácia. Qual é o melhor?

Calmante Natural x Calmante de Farmácia. Qual é o melhor?

- Advertisement -

remédio natural x remédio de farmácia, o que tomar?
Antes de definir o melhor remédio é preciso entender a saúde mental

Assim que uma crise de estresse ou ansiedade surge, a dúvida é imediata, calmante natural x calmante de farmácia? O que é melhor tomar?

- Advertisement -

Antes de qualquer coisa é importante ter em mente que cada organismo age de forma diferente. Logo, o que é essencial para uma pessoa pode não ser eficiente para outra. Portanto, é preciso tomar muito cuidado.

E é sobre a diferença e riscos de medicamentos sintéticos e naturais que vamos tratar hoje. Confira a seguir!

Calmante Natural x Calmante de Farmácia — entenda a diferença

tomar medicamento ou não
Os medicamentos possuem uma ação mais intensa e específica do que os remédios naturais

O primeiro passo para decidir entre calmante natural x calmante de farmácia é compreender sua diferença. O chamado calmante de farmácia é, na verdade, um medicamento.

Embora seja até um pouco confuso de entender, medicamento é diferente de remédio. Na prática, os remédios são tudo aquilo que conseguem diminuir sintomas. Não importa se são feitos naturalmente ou não. Já os medicamentos representam fórmulas que foram criadas com intuito de tratamento. Via de regra, precisam de receita médica e indicação especializada.

Portanto, quando se fala em um calmante de farmácia, se está falando em um medicamento. Já os chás, as ervas, as receitinhas de família são remédios calmantes. Deu pra compreender melhor a diferença?

Além disso, é comum que os medicamentos, mesmo que utilizem elementos naturais, tenham uma formulação sintética. Fórmulas e composições são criadas em laboratório, com testes de eficácia. Essa comprovação científica é um ponto determinante ao estabelecer o que difere calmante natural e calmante de farmácia.

Ainda que uma pessoa possa ser resistente a um medicamento, sua eficiência possui aval científico. Enquanto isso, as composições ou receitas naturais não contam com essa comprovação.

Tomar calmante x não tomar — veja como saber se você precisa de medicação

sintomas de ansiedade
É preciso analisar os sintomas antes de definir se é preciso um tratamento de longo prazo

Todo mundo já tomou água com açúcar alguma vez na vida. É absolutamente comum e muito útil, psicologicamente falando. Mesmo que a água e o açúcar em si não tenham propriedades calmantes, essa ação nos lembra de que é preciso se acalmar. Agora, quando esse água é suficiente e quando é preciso partir para algo mais forte?

Se você nunca foi diagnosticado com doença ou distúrbio, é importante ficar atento a fatores que comprometem a sua qualidade de vida. Considere sempre critérios como:

  • sensação de desconforto e medo constantemente;
  • tremores súbitos;
  • dor no peito;
  • tontura ou náuseas;
  • desmaio sem motivo aparente;
  • palpitação ou taquicardia sem motivo aparente;
  • sensação de falta de ar ou asfixia;
  • medos súbitos da morte ou de perder o controle;
  • sensação de estar anestesiado;
  • calafrios;
  • insegurança.

Sentir-se inseguro em uma situação nova é natural do ser humano. Entretanto, se você já coloca o pé para fora de casa com medo, é sinal de algo talvez esteja errado. É nesse momento que você precisa considerar se o seu nervosismo, estresse ou ansiedade estão comprometendo a sua vida de alguma forma.

Caso você passe apenas por situações de estresse pontuais, como em reuniões do trabalho, por exemplo, é diferente de estar com a saúde mental comprometida. Claro que as dificuldades eventuais são válidas, porém, demandam um cuidado diferente da instalação de uma enfermidade ou distúrbio.

Calmante Natural x Calmante de Farmácia – saiba qual é o melhor

homem tomando remédio
Os medicamentos precisam ser receitados por especialistas

Agora é que chega a principal dúvida, quando é melhor calmante natural x calmante de farmácia? Ou quando deixar os remédios caseiros e passar para os medicamentos?

O que você precisa considerar é sempre a ocorrência dos sintomas. No caso de preocupações tensionais, como uma briga familiar, tomar um chá de camomila será eficiente. Ou mesmo um remédio manipulado à base da erva pode ser eficiente. O efeito será nesse problema ou na prevenção de uma tensão maior.

Cabe dizer que no caso dos remédios naturais, o ponto positivo está principalmente na presença reduzida de efeitos colaterais. Por se tratar de substâncias vindas da natureza, a atuação no organismo tende a ser mais leve. Já os medicamentos possuem mecanismos de intensidade diferentes.

Quando uma fórmula é desenvolvida em laboratório, a busca é por um efeito específico de tratamento ou cura. Dessa forma, um medicamento de farmácia para ansiedade tende a ser absolutamente eficaz. Contudo, muitas das composições agem diretamente no sistema nervoso. Na prática, isso significa que outras áreas neurais podem ser afetadas.

Para pessoas que estão passando por crises de ansiedade, o medicamento é uma aposta mais certeira. Isso porque, mesmo com efeitos colaterais, os benefícios tendem a ser mais amplos. Especialmente porque o calmante natural talvez não consiga conter os sintomas de um distúrbio estabelecido.

Calmante Natural x Calmante de Farmácia – veja quem pode tomar o quê

homem tomando chá e calmante para ansiedade
Existem opções antes de iniciar medicação

A regra mais clara ao falar sobre calmante natural x calmante de farmácia está na necessidade de prescrição médica. Tomar um chá calmante que sua avó lhe ensinou é algo que você pode fazer livremente. E se você está apenas passando por um momento estressante, será suficiente.

Agora, se estiver passando por uma crise intensa e desenvolveu um distúrbio de ansiedade, quem vai te medicar é o especialista. Os calmantes de farmácia precisam ser receitados por psiquiatras e, em casos mais simples, pelo clínico geral. Não é indicado tomar qualquer medicamento sem o aval médico. Do contrário, as consequências podem ser mais negativas do que positivas.

Na prática, isso significa que os calmantes naturais — que englobam chás, práticas terapêuticas e até crenças populares — possuem uma liberdade mais ampla. Já os medicamentos — como antidepressivos, reguladores de humor e hormônios — dependem da prescrição especializada.

Remédio x Medicamento — saiba o que levar em consideração

chá calmante natural
Se o seu estresse diminui com um chá, talvez o medicamento não seja necessário

Convém dizer, porém, que uma pessoa que já tenha um histórico de outras doenças talvez precise de aval também para os naturais. Isso acontece porque um simples chá calmante pode baixar a pressão, por exemplo. Se o indivíduo já tiver hipotensão, o efeito tende a ser negativo.

Dessa forma, na dúvida, é sempre melhor consultar um médico. Lembrando que esse artigo não substitui, de forma alguma, a necessidade de um atendimento especializado.

Em resumo, na briga calmante natural x calmante de farmácia, é preciso considerar sintomas, grau de estresse e histórico médico. Só assim será possível determinar qual é o melhor para cada situação. E sempre que possível, essa resposta deve ser dada por um profissional.

Você sente que os calmantes naturais ainda estão dando conta da sua saúde mental? Já toma medicamento? Deixe um comentário contando como é sua relação com os remédios!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Qual calmante grávida pode tomar?

A espera por um bebê pode ser tanto doce quanto atribulada. Saber qual calmante grávida pode tomar é essencial para ajudar nesse momento, sabia? O...

O que é bom para ajudar a dormir?

Ter uma boa noite de sono virou sinônimo de ostentação. Felizmente, existem truques para ajudar a dormir bem sem precisar de remédios, sabia? Embora as...

Remédio para dormir. Confira os 10 melhores!

Tem quem diga que atualmente é ostentação que não usa remédio para dormir. E é bem verdade que o sono mudou, assim como a...

Remédio caseiro para dor de ouvido

Não importa a idade, a dor de ouvido pode ser cruel. E em tempos de coronavírus, nem sempre é indicado correr para o hospital...

Melhor remédio caseiro para dor de dente

Não existe nada pior do que dor de dente. E em tempos de corona vírus, a maioria das pessoas sequer pode ir ao dentista....

O que é Rivotril e seus efeitos

Quem já passou por algum tipo de problema na saúde mental, com certeza sabe o que é Rivotril. Mas, será que além de entender...

O que são calmantes tarja preta?

Todo remédio precisa de indicação médica. No entanto, os calmantes tarja preta contam com uma restrição maior. Você sabe como age esse tipo de...

Como os calmantes atuam no sistema nervoso?

Logo após a ingestão, alguns remédios parecem transformar seu humor. Isso acontece porque medicamentos anti-estresse, anti-ansiedade e calmantes atuam no sistema nervoso. Mas você...

Calmante Natural x Calmante de Farmácia. Qual é o melhor?

Assim que uma crise de estresse ou ansiedade surge, a dúvida é imediata, calmante natural x calmante de farmácia? O que é melhor tomar? Antes de...