16.9 C
São Paulo
sábado, 7 dezembro 2019

Calmantes para Ansiedade. Descubra os melhores!

Receitas Naturais

O que é calmante natural?

Muita das substância oferecidas da natureza possuem propriedade que a gente nem imagina. Para quem sofre de ansiedade e...

Saiba porque o sexo é capaz de acalmar as mulheres!

Será que o sexo é capaz de acalmar as mulheres de forma semelhante ao que acontece quando tomamos algum...

Por que meu bebê não dorme?

Uma das reclamações de muitas mães é que o bebê não dorme. Realmente esse problema é muito comuns entre...
- Advertisement -

mulher com crise de ansiedade
A ocorrência de ansiedade está em alta

Uma recente pesquisa realizada Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou um dado impressionante: o Brasil é o país mais ansioso do mundo! Não é à toa que estamos cada vez mais em busca de calmantes para a ansiedade, não é verdade?

Segundo os dados da pesquisa, são nada menos do que 18,6 milhões de brasileiros convivendo com a ansiedade. Quase 10% da população! E a grande maioria não faz tratamento, seja por questões financeiras ou pessoais mesmo.

- Paragrafo 2 -

Para quem opta por não tomar remédio, os calmantes naturais têm uma função importante. E é sobre os mais eficientes que vamos falar hoje, confira

O que é considerado distúrbio de ansiedade

Sabe quando algo legal vai acontecer e você fica com aquelas borboletas no estômago? Ou quando tem um exame para fazer e quer que chegue logo? Isso é ansiedade, mas não um distúrbio de ansiedade.

- Advertisement -

Presente em pessoas com diferentes idades, personalidades e características, o chamado transtorno de ansiedade generalizada envolve sintomas específicos. Em vez de uma situação de tensão momentânea, o que acontece são crises persistentes e duradouras. 

Em geral, são crises que vão e vêm por mais de 6 meses. Os sinais mais comuns são:

  • irritação;
  • inquietude;
  • fadiga;
  • dificuldade de concentração, tensão muscular;
  • dificuldade do sono.
- Advertisement -

Além disso, vale dizer que os motivos para essas reações costumam ser desproporcionais. Um simples atraso para o trabalho, por exemplo, pode interferir na qualidade de vida, já que a pessoa perde o controle e sequer consegue sair de casa. 

Quando usar calmantes para ansiedade

homem tomando chá e calmante para ansiedade
Existem opções antes de iniciar medicação

Existem fórmulas e remédios para os distúrbios de ansiedade. No entanto, se tratam de composições sintéticas, com venda controlada. Em geral, são receitadas para pessoas que já passam por crises de ansiedade há meses, sem conseguir controlar os sentimentos.

O uso de calmantes naturais para a ansiedade significam um ponto de partida para compreender se há um transtorno se estabelecendo. É comum que a gente tenha alguns momentos mais difíceis na vida. A TPM, por exemplo, pode acarretar momentos de ansiedade. Nessas situações, os ansiolíticos naturais são excelentes para domar a mente.

Para quem vive situações limite diariamente, como policiais ou profissionais da saúde, esse tipo de calmante também serve como aliado. Funciona como uma espécie de prevenção para um distúrbio.

Quando a crise e o transtorno já estão estabelecidos, as substâncias naturais podem atuar como aliadas no tratamento. Entretanto, a ajuda especializada para sintomas que duram mais de 6 meses é indispensável. 

Dito isso, o calmante para a ansiedade pode ser tomado sempre que você sentir necessidade de controlar sua mente. Seu efeito é mais suave do que de medicamentos, então não demandam receita médica, o que também é importante para crises que surgem fora de hora.

Quais são os melhores calmantes para a ansiedade

Os melhores calmantes para a ansiedade variam de organismo para organismo. Há pessoas que reagem melhor a chás, enquanto outras precisam de um intervenção mais imediata, como a respiração hipnótica. 

E é sobre as 5 alternativas mais eficientes que vamos falar a seguir:

Chás de ervas 

xícara de chá de camomila
O chá de camomila ajuda a combater sintomas

O uso de calmantes fitoterápicos é bastante comum no tratamento contra a ansiedade. Geralmente são fórmulas devidamente aprovadas, com liberação médica adequada. Entretanto, vale dizer que a base para esses produtos vem da natureza. Por isso, quem ainda não quer recorrer a esses remédios orgânicos, os chás ainda são a opção mais fácil e rápida.

Existem chás muito eficientes no combate ao estresse e à ansiedade. Por meio de nutrientes naturais, é possível regular os neurotransmissores, especialmente durante os momentos de crise. O processo de preparo do chá, por sinal, vem sendo considerado também uma parte importante do processo.

Uma recente pesquisa realizada em Londres, uma das cidades que mais celebra os chás, apontou que até mesmo o ato de colocar a chaleira no fogo já é eficiente. Por mais que seja simples, a ação simboliza a chegada da tranquilidade. Dessa forma, é como se fosse uma certeza de que o momento ruim vai passar.

Em se tratando das ervas em si, destacam-se:

  1. camomila;
  2. valeriana;
  3. passiflora;
  4. hortelã e
  5. erva de São João.

Preparado como infusão, esses chás tranquilizam a mente. No entanto, a bebida não funciona como tratamento a longo prazo. É algo mais pontual.

Óleo essencial 

Os óleos essenciais são preparados a partir de substâncias também naturais. O que acontece é que são preparados a partir do extrato concentrado de plantas. Para isso, é extraída a parte mais aromática. Pensando em um óleo de jasmim, por exemplo, o extrato é preparado a partir das pétalas da flor.

Embora não tenham um respaldo científico, tratamentos com aromaterapia vem ganhando bastante espaço. Sempre muito concentrados, os óleos podem ser diluídos em água, para que sua ação não seja tão intensa, se não for o caso.

Para a ansiedade, pode ser interessante incluir gotas de óleo de camomila atrás das orelhas, por exemplo. Ou preparar uma massagem relaxante pingando uma ou duas gotas no creme que será utilizado.

Uma opção interessante é abusar de óleos cujo aroma tenham a ver com alguma lembrança calmante. Se na infância você gostava do chá de hortelã de sua avó, o aroma terá uma ação duplamente relaxante. Em crises de ansiedade, a sensação de segurança será otimizada, o que contribui muito para dominar a mente.

Meditação

homem meditando
É possível meditar no ambiente de trabalho

Quem busca um calmante para ansiedade geralmente procura uma solução prática, física. E a meditação representa uma forma mais abstrata de lidar com os sentimentos. No entanto, isso não significa que não seja muito poderosa. Talvez até mais do que você imagina.

Se você nunca meditou, é provável que esteja pensando naquela posição de lótus, com os olhos fechados, em silêncio. Mas não precisa ser sempre exatamente assim. A prática pode e deve ser realizada em locais barulhentos, por exemplo. A meta é buscar a paz dentro de si. Se trata de um momento para silenciar seus pensamentos ao máximo.

Uma boa maneira de conseguir esse desligamento é por meio da respiração. Sempre que você sentir a ansiedade tomando conta, sente-se e comece a seguinte sequência:

  1. Inspire o ar pelo nariz por 4 segundos;
  2. segure o ar por 4 segundos;
  3. solte o ar pela boca por 4 segundos;
  4. repita por, pelo menos, 5 vezes.

Embora não pareça, essa técnica tem o poder de tanto oxigenar mais o cérebro quanto acalmar a mente. Lembrando sempre que você vai se distrair durante o processo e que cabe a você sempre trazer a mente de volta. Contar a respiração permite que seja mais fácil tomar essa atitude.

Atividade física

Calma, ninguém está dizendo que você precisa se matricular em uma academia agora. Entretanto, se você quiser, pode ser de grande ajuda. Ou ao menos iniciar uma prática de exercícios regular, qualquer que seja.

O que acontece é que a mente ansiosa tem dificuldade em liberar hormônios relacionados ao prazer e à tranquilidade. Ainda que possa ser exaustiva durante a prática, a movimentação física produz endorfinas naturalmente. O relaxamento é uma consequência natural.

Como calmante para ansiedade, a corrida é muito eficiente em crises. Ou ao menos uma caminhada ao ar livre.

A questão é que a ansiedade toma conta da sua mente e corpo. E você precisa retomar esse controle de alguma forma. Ao se colocar na rua, o foco muda naturalmente. Você será obrigado a pensar em como atravessar a rua, se manter em segurança, entre outros. Já a corrida queima parte da energia dispendida com as preocupações.

Para quem tem muitas crises, vale investir nos exercícios como tratamento a longo prazo.

Respiração hipnótica ou hipnose clínica

Se você ficou interessado na técnica da meditação, saiba que exista uma versão chamada de respiração hipnótica. Antes de falar sobre ela, é preciso esclarecer os benefícios da auto-hipnose.

Quando se fala em hipnose, sempre pensamos nos programas de auditório, não é verdade? Pessoas comendo cebola pensando que é maçã, fazendo besteiras ou esquecendo o próprio nome. Contudo, há o que se chama de hipnose clínica, uma forma de terapia.

Nessa categoria, são realizadas sessões em que o paciente aprende algum meio de sair da crise de ansiedade. Pode ser uma atitude como massagear as têmporas, por exemplo, ou fechar os olhos e lembrar de um lugar prazeroso. É um tratamento que demanda um profissional capacitado.

Já a respiração hipnótica age como um aliado que pode ser feito em casa mesmo, a qualquer momento, mas de preferência antes de dormir. Veja o passo a passo:

  • deite-se em um local confortável;
  • feche os olhos;
  • contraia os dedos do pé direito o máximo que conseguir por 3 a 5 segundos;
  • relaxe os dedos bruscamente;
  • repita com os dedos do pé direto;
  • contraia então o pé esquerdo inteiro, também de 3 a 5 segundos;
  • repita com o pé direito;
  • faça a contração com cada parte do seu corpo, subindo para os joelhos, coxas; glúteos, toda a musculatura que você conseguir;
  • e relaxe bruscamente;
  • depois de completar todas as partes individualmente, contraia o corpo inteiro por 5 a 10 segundos;
  • relaxe bruscamente.

Esse processo pode demorar até 10 minutos. No entanto, a sensação de relaxamento após o procedimento será intensa. Como se seu corpo estivesse mesmo hipnotizado. Não é raro sentir muito sono depois.

Vale dizer que as sugestões acima funcionam especialmente com quem tem crises eventuais. Para pessoas com o transtorno de ansiedade, são aliadas de um tratamento mais completo.

Quem deve procurar ajuda especializada 

mulher com insônia
A insônia pode ser um sintoma da ansiedade

Sentir ansiedade por algo novo ou diferente é comum. O que deve ligar o alerta é a ocorrência desse tipo de crise. Se for algo que acontece por mais de três vezes por semana, por exemplo, numa sequência de semanas, é hora de cuidar mais dos gatilhos. Caso essa situação se estenda por mais de 6 meses, é quando precisa procurar ajuda especializada.

Claro que, vale dizer, se você sentir necessidade antes, não hesite em buscar o psicólogo, terapeuta ou psiquiatra. A saúde mental precisa ser tão prioridade quanto a física. Ainda que a ansiedade não seja tão levada a sério quanto a depressão, se trata de um transtorno que precisa de tratamento adequado.

O que esperar de calmantes para ansiedade 

Os calmantes para a ansiedade que mencionamos são todos de origem natural. Para quem precisa de remédios, cabe ao médico definir qual é o medicamento mais adequado.

Para os calmantes, a ação é orgânica, sem contar com componentes sintéticos que causem alterações neurocerebrais. As substâncias naturais apenas estimulam o bem estar, sem esse poder de mudança no funcionamento cerebral.

Apesar de serem mais fracos, vale dizer que existem produtos fitoterápicos com uma ação bastante intensa. Suplementos de valeriana, por exemplo, tendem a causar sonolência. Dessa forma, o ideal é não dirigir enquanto estiver sob sua influência.

Em termos do que esperar, a dica é que a ansiedade geralmente advém de alguma interferência externa. Por isso, além de tratar os sintomas, é indispensável eliminar gatilhos. Se o trabalho te causa estresse, insônia e ansiedade, busque uma forma de aliviar a pressão. Se o relacionamento está com muitas cobranças, converse com o parceiro.

A saúde mental precisa ser cultivada a partir da rotina também. Os calmantes para a ansiedade são apenas aliados.

Como lidar com uma crise de ansiedade 

mulher respirando após crise
A respiração é uma das formas mais comuns de controlar a ansiedade

Não existe uma fórmula definitiva para lidar com as crises de ansiedade. Para algumas pessoas, respirar dentro de um saco de papel — igual nas novelas e filmes! — ajuda. Para outras, sair da situação é o que mais ajuda a tranquilizar. Correr por alguns minutos é outra solução para outros indivíduos.

O importante, qualquer que seja a forma de lidar com a crise, é não deixar que elas se acumulem. É comum que a gente tente evitar os pequenos momentos críticos, o que pode levar a uma bola de neve. Por isso, é importante ter alguma forma de extravasar.

Extravasar, por sinal, é uma palavra chave em se tratando de ansiedade. Uma crise está muito relacionada à dificuldade de saber como deixar os sentimentos fluírem. Dessa forma, seja por meio de chás, mudanças de comportamento ou remédios, é importante encontrar o seu alívio.

Você sofre com esse tipo de crise? Tem algum calmante para ansiedade que te ajuda mais? Deixe um comentário falando sobre suas experiências, teremos o maior prazer em aprender sobre o que mais te incomoda!

- Advertisement -
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

O que é calmante natural?

Muita das substância oferecidas da natureza possuem propriedade que a gente nem imagina. Para quem sofre de ansiedade e...

Por que meu bebê não dorme?

Uma das reclamações de muitas mães é que o bebê não dorme. Realmente esse problema é muito comuns entre os bebês e podem ocorrer...

Quando tomar chá para enxaqueca

Uma dor de cabeça já é ruim. Agora imagine uma crise que pode causar náusea, enjoo e sensibilidade a som e luz, e você...

6 calmantes naturais contra o estresse

Reunimos um conjunto com 6 calmantes naturais contra o estresse, sendo assim leia nosso texto com atenção que você irá gostar muito do conteúdo. Se...

Calmante natural funciona?

Como você sem dúvidas já viu pela internet ou até aqui mesmo no site, temos vários artigos falando sobre calmantes naturais. Se a sua...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -