2.2 C
Nova Iorque
quarta-feira, janeiro 29, 2020
Início Calmante Natural Chá Calmante: Conheça os melhores!

Chá Calmante: Conheça os melhores!

- Advertisement -

xícara de chá
Chá calmante é eficiente na prevenção do estresse

O vapor saindo pela chaleira, o calor nas mãos, o aroma tranquilizante. Tudo em um chá calmante contribui para diminuir o estresse, a ansiedade e a tensão. No entanto, não são todos os chás que conseguem realmente tranquilizar o organismo. Alguns são muito mais eficientes do que outros.

- Advertisement -

Imagine a famosa água com açúcar. Embora possa até aumentar a sensação de segurança e tranquilidade, se trata de um efeito placebo. Funciona especialmente em situações de estresse de curto prazo, mas mais pelo efeito psicológico. Já os chás calmantes agem efetivamente no corpo.

E é sobre os as ervas com ação mais tranquilizante que vamos falar hoje, confira!

Porque beber chá ajuda a acalmar

mulher bebendo chá
Tomar chá serve também como um momento de tranquilidade

Um estudo britânico, realizado pelo psicólogo Malcom Cross, na Universidade de Londres, confirmou o que nossas avós já sabiam. Beber chá ajuda a acalmar a ansiedade e o nervosismo.

A pesquisa, divulgada pelo jornal The Telegraph, descobriu que uma simples xícara de chá pode efetivamente reduzir os níveis de estresse após uma experiência traumática. Ou mesmo deixar mais tranquilas pessoas que tendem a ter uma personalidade mais intensa e acelerada.

Para chegar aos resultados, voluntários foram expostos a situações de estresse variadas. Nesses cenários, as pessoas que não beberam o chá imediatamente, tiveram 25% mais ansiedade do que aqueles que consumiram a bebida. Para quem tomou, o resultado foi de, pelo menos, 4% menos estresse em minutos.

Você deve estar se perguntando sobre quais foram os chás calmantes mais eficientes. No entanto, esse não foi o foco do estudo, já que cada substância funciona de um jeito diferente. O objetivo da pesquisa era avaliar apenas a reação psicológica ao ato de tomar um chá com intenção de se acalmar.

O preparo do chá também influencia

chaleira e xícara de chá calmante
Até mesmo o barulho da chaleira contribui para relaxar

Além das qualidades das ervas em si, o que o psicólogo percebeu foi que o ato de colocar a chaleira no fogo já iniciou o processo calmante. Embora simples, o processo possui um simbolismo importante para a mente.

Para o pesquisador, a importância do chá é maior para quem aprendeu sobre seus efeitos calmantes desde cedo. Esse é, sem dúvida, o caso dos britânicos. No entanto, cabe também para quem cresceu ouvindo a mãe ou algum outro familiar preparando aquele chazinho.

Ressaltando, é claro, que se trata do efeito apenas mental, desconsiderando os benefícios das substâncias em si.

No geral, isso significa que desde o momento em que a água está fervendo, nossa mente já espera diminuir o estresse. 60% das pessoas que preparam o chá, o fazem pensando no conforto que vão sentir.

Qual é o melhor chá calmante

Partindo dessa percepção de que apenas o preparo do chá já ajuda, considere agora o poder de diferentes substâncias fornecidas pela natureza. Com nutrientes variados, as ervas podem agir até mesmo como ansiolíticos naturais. Essa ação permite que neurotransmissores sejam estimuladas diretamente, em busca de mais sensação de prazer e tranquilidade.

Vale dizer que existem opções muito eficientes e que é impossível determinar um único chá calmante que seja o melhor. Tudo depende do seu estado mental e até mesmo do paladar. Ainda que o chá de hibisco, por exemplo, não tenha propriedades calmantes, seu aroma azedinho pode agradar quem gosta de sabores mais exóticos.

Da mesma forma, a lembrança da avó fazendo um chá de hortelã contribui para que sua atuação no organismo seja ainda mais intensa.

Se você está em busca da união perfeita entre efeito psicológico e físico, confira a seguir os 10 chás calmantes que mais garantem resultado!

Chá de camomila

xícara de chá calmante de camomila
A camomila lidera qualquer lista de chá calmante

É impossível que uma lista de chá calmante não tenha o chá de camomila como exemplo de eficiência. Usada há anos como um remédio natural, a erva reduz inflamações, reduz a ansiedade e ajuda no tratamento contra a insônia.

Muito utilizada como tranquilizante e até mesmo um leve indutor do sono, seus efeitos estão relacionados à presença de um antioxidante chamado apigenina. Encontrado também na salsa e no tomilho, esse flavonoide vem sendo estudado como um importante aliado neurológico. Com poder de fortalece e proteger as conexões do cérebro, essa substância ajudaria a modular os chamados receptores GABA, responsáveis por controlar sentimentos como a ansiedade.

Chá de raiz de valeriana

Uma aliada contra a insônia, a valeriana também age como chá calmante. Historicamente, a raiz da planta era muito usada durante a Segunda Guerra Mundial. Como aconteciam muitos bombardeios, o chá era uma forma de tentar manter alguma serenidade em meio ao perigo. É por isso que a raiz segue como uma das mais populares até hoje na Europa e nos EUA.

Assim como a camomila, a valeriana também age no neurotransmissor mais conhecido como GABA. Sua ação é muito eficiente especialmente para reduzir os problemas de sono. Seu poder é tão eficaz que a raiz costuma ser comparada a uma espécie de versão natural do famoso Xanax.

Chá de lavanda

Lavanda
A lavanda é comum também em produtos de limpeza

Sabe aquele cheirinho gostoso de alguns produtos de limpeza ou amaciantes de roupa? A lavanda está no topo da lista de aromas mais agradáveis e é utilizada há séculos.

Gregos e romanos costumavam tomar banhos relaxantes com lavanda. Atualmente, porém, a flor é também usada no preparo de chá. Um estudo taiwanês, realizado na década de 80, chegou a afirmar que as mulheres que bebiam a infusão de lavanda todos os dias sentiam menos fadiga.

Os nutrientes presentes na flor agem contra a ansiedade e sentimentos semelhantes. No entanto, ainda não existem pesquisas específicas sobre porque isso acontece. Ainda assim, se trata de uma flor que pode ser utilizada também na forma de óleo essencial, para otimizar seus efeitos.

Chá de erva de São João

Embora não seja tão popular em certas regiões do Brasil, a erva de São João é apontada como uma aliada contra várias doenças. Com uma alta quantidade de nutrientes, a erva possui pectina, flavonoides, aminoácidos, vitamina C, carotenos, entre outros. O destaque, porém, estaria na presença de hipericina, você já ouviu falar?

Essa substância tem comprovadamente um efeito calmante e regulatório. Na prática, isso significa que é uma aliada não apenas contra o estresse, mas no tratamento da depressão. No entanto, vale dizer que a planta tem também hiperforina, que pode causar efeitos adversos. Dessa forma, seu uso precisa ser controlado e liberado pelo médico, no caso de doenças crônicas.

Chá de erva-cidreira

Com um sabor agradável, o chá calmante de erva-doce é outro que lembra infância. Esse aroma por si só, já contribui para acalmar a mente.

Em se tratando de suas propriedades, a erva-doce é muito indicada para o processo digestivo. Na prática, esse alívio é relevante para o humor porque o intestino é considerado o nosso segundo cérebro. Sintomas de mau humor não são incomuns em casos de constipação.

Além disso, o chá de erva-doce é uma opção bastante procurada para casos de ansiedade. Seu consumo está relacionado a um aumento na sensação de segurança.

Chá de Mulungu

Enquanto certas substâncias são super populares, outras são pouco conhecidas, mas muito eficientes. Esse é o caso do mulungu, você já ouviu falar?

Se trata de uma árvore nativa, conhecida mais na América do Sul. Para preparar o chá, é preciso usar a casca do caule dessa planta. É onde são encontrados nutrientes que funcionam como um leve sedativo.

Considerado um calmante moderado, é utilizado também em casos de dores crônicas, para relaxar a musculatura. No entanto, é preciso que pessoas com pressão baixa tenham cuidado. Sua ação é hipotensora, podendo reduzir os batimentos cardíacos.

Chá de folha de maracujá

O maracujá é um dos melhores calmantes naturais
O maracujá é um dos melhores calmantes naturais

Existe uma lógica por trás da indicação do suco de maracujá como calmante. No entanto, é em suas folhas e flores que está a ação mais intensa. E talvez você já tenha consumido sem nem saber. Sabe a Passiflora? Então, é apenas outra maneira de chamar as flores da fruta.

Qualquer que seja a escolha para o chá, o que se sabe é que sua ingestão aumenta a produção de ácido gama-aminobutírico no cérebro. Também conhecido apenas como GABA, é o principal neurotransmissor de inibição no nosso sistema nervoso.

Na prática, isso significa que o chá age como um sedativo, contribuindo para diminuir as crises de ansiedade. Também auxilia no tratamento contra a insônia, que acostuma acompanhar as situações de estresse.

Chá de hortelã

Quem nunca tomou um chá de hortelã na casa de familiares que atire a primeira pedra. Presente na maioria dos quintais, a hortelã é rica em vitaminas e minerais como o Magnésio.

Atualmente em fase de estudos, o magnésio tem sido cada vez mais relacionado à saúde mental. Por meio de sua ingestão, aumentaria também a capacidade do cérebro em lidar com sintomas de depressão e estresse.

A presença do mentol também é apontada como um dos motivos de seu poder calmante.

Chá de erva de São João

Uma das bases da maioria dos calmantes fitoterápicos, a erva de São João é utilizada também em medicamentos. Sua ação no organismo é de moderada a intensa.

A explicação para sua ação estaria na presença de um nutriente chamado hipericina. Sua presença no organismo possui uma ação calmante semelhante a de remédios. Na Alemanha, é muito popular como anti-depressivo. No entanto, é preciso ficar atento aos seus efeitos colaterais.

Embora tenha muitas propriedades positivas, a planta conta também com hiperforina. Essa substância não reage bem em contato com outras, exigindo cuidado especialmente em relação a quem faz tratamentos para doenças crônicas.

Chá de kava kava

Outro exemplo menos popular, o chá de kava kava é feito com as raízes da planta. Em contato com a água, libera componentes que agem como calmante e ansiolítico natural. No entanto, precisa ser consumido com cuidado.

Embora seja considerada saudável, a raiz pode causar problemas no fígado se for consumida em excesso.

Em geral, é uma aliada contra a insônia, entretanto, deve ser usada com moderação.

Como preparar o chá calmante

preparo de chá
Todo processo de preparo do chá é importante

Todo o processo de preparo de uma chá calmante é relevante. No entanto, em se tratando de suas propriedades, é indispensável seguir todos os passos, para que os nutrientes não se percam.

O ponto de partida ao preparar o chá é nunca ferver a água, mantendo a temperatura até 70º, no máximo. Se você não tiver um termômetro, desligue o fogo quando começarem a surgir aquelas bolhinhas na água. Depois disso, despeje essa água em cima das folhas, raízes, flores, etc. O próximo passo é tampar a xícara ou bule e aguardar de 5 a 10 minutos, pela infusão.

O que acontece é que o calor pode comprometer a liberação de nutrientes. É por isso que  chá nunca deve ser reaquecido. Pode beber frio, após esfriar, mas nunca levar novamente ao fogo.

Qual a melhor forma de consumir o chá calmante

A saúde mental passa principalmente pela prevenção. E isso significa manter uma rotina de cuidados para evitar as crises de estresse e ansiedade. Tomar o chá calmante diariamente, por exemplo, ajuda a construir uma rotina mais tranquila. E não apenas pelos nutrientes.

Na verdade, o que acontece é que a hora do chá significa um momento de autocuidado, de relaxar e distrair a mente. Como as preocupações e os nervosismos te deixam tensos o tempo inteiro, é comum não se permitir esse tipo de relaxamento. Dessa forma, o chá age duplamente como calmante.

Para quem prefere tomar no momento da crise, vale focar a atenção ao processo e se demorar um pouco mais em seu preparo. Será uma oportunidade de reduzir a excitação por conta da situação problemática a ser enfrentada. Só é preciso cuidado para não beber muito rapidamente, já que se trata de uma bebida quente. Em situações de ansiedade, há quem até acabe se queimando, por isso é importante não agir por impulso.

xícara de chá com limão
Não subestime o poder do chá calmante, mas fique atento à duração dos sintomas

Em geral, o chá calmante é um excelente aliado contra as situações de estresse e nervosismo. No entanto, vale explicar que não substituem um tratamento especializado. Por isso, se sua tensão, tristeza ou ansiedade persistir por mais de 6 meses, procure um médico. É possível que você precise de uma intervenção mais forte, usando os chás apenas como complemento.

Você já tomou algum dos chás da lista em algum momento de dificuldade? Deixe um comentário falando sobre qual é seu favorito para se acalmar!

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Calmante Natural para Ansiedade, Insônia ou Nervosismo

Com a rotina cada vez mais corrida, nossas emoções às vezes tomam conta. Por isso, é importante sempre ter um bom calmante natural para...

O que é calmante natural?

Muita das substância oferecidas da natureza possuem propriedade que a gente nem imagina. Para quem sofre de ansiedade e depressão, por exemplo, é importante...

Saiba porque o sexo é capaz de acalmar as mulheres!

Será que o sexo é capaz de acalmar as mulheres de forma semelhante ao que acontece quando tomamos algum calmante natural ou ansiolítico? Se você...

Por que meu bebê não dorme?

Uma das reclamações de muitas mães é que o bebê não dorme. Realmente esse problema é muito comuns entre os bebês e podem ocorrer...

Como combater a ansiedade na gravidez?

Você está sofrendo de ansiedade na gravidez? Quer saber como combater esse problema? Se sim, continue conosco que vamos te ajudar. A ansiedade na gravidez é...

O que são ansiolíticos Naturais Fortes?

Você sabe o que são ansiolíticos naturais fortes? Talvez por esse nome não, mas garanto que você já tomou pelo menos um (ou vários)...

Melhor calmante para bebê dormir

Calmante para bebê dormir qual será o melhor? Aliás, bebês podem tomar calmante? Essas e outras dúvidas você tira aqui. Os bebês dormem uma média de...

Quais os melhores calmantes infantis?

Quais são os melhores calmantes infantis para utilizar? Aliás, crianças podem tomar calmante? A primeira coisa que temos que ver aqui é o que a...

Calmante Natural – Quais são os melhores?

Os níveis de estresse e ansiedade nunca estiveram tão em alta. A rotina corrida, com muita pressão, faz com que a gente precise de...