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sábado, 7 dezembro 2019

Como combater a ansiedade na gravidez?

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Como combater a ansiedade na gravidez?
Como combater a ansiedade na gravidez?

Você está sofrendo de ansiedade na gravidez? Quer saber como combater esse problema?

Se sim, continue conosco que vamos te ajudar.

- Paragrafo 2 -

A ansiedade na gravidez é muito comum e pode ocorrer em qualquer momento da gestação.

Muitas mulheres sentem essa ansiedade nos primeiros meses de gestação. Já outras sentem essa ansiedade com a proximidade do parto.

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Porém os motivos para que essa ansiedade na gravidez aconteça podem ser dos mais variados. Entre esses motivos, alguns exemplos são:

  • Mudanças hormonais em decorrência da gestação;
  • Mudanças físicas devido a gestação;
  • Gravidez ‘inesperada’;
  • Proximidade do nascimento;
  • Dificuldades em conciliar as mudanças na vida (principalmente se for primeira gestação).

Claro, esses são apenas alguns exemplos.

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A mulher pode ter esse problema de ansiedade relacionados a outros problemas.

Por exemplo, o pai da criança ‘sumir’ ou ‘resolver’ não assumir a criança. Atualmente isso ganhou o nome de ‘aborto paterno’.

A pressão da ‘sociedade’ com a futura mãe.

Essa pressão pode ser das mais variadas, tais como:

  • Pressão da família;
  • Gravidez acontecer em momento não oportuno (seja emocional ou financeiramente falando);
  • A idade da mãe (ser muito jovem ou já ter ‘passado da idade’ de engravidar pode ser motivo de muita pressão);
  • A insegurança no emprego. No caso, medo de perder o emprego após o nascimento da criança.

Sabemos que as leis trabalhistas brasileiras protegem a mãe durante o período de gestação e também nos primeiros meses de vida do bebê.

Mas, como sabemos também, após passar essa ‘proteção’ não é incomum a mãe ser demitida.

Essa insegurança é um dos grandes motivos para a ansiedade na gravidez, principalmente nos últimos meses de gestação.

 

6 dicas para combater ansiedade na gravidez

Não existem regras para você seguir que serão ‘perfeitas’ para o combate da ansiedade na gravidez.

Mas alguns atos podem fazer você relaxar e melhorar o seu psicológico.

Remédios calmantes de nenhuma espécie são recomendados para gestantes.

Portanto se você precisar realmente tomar algo o médico que está acompanhando sua gravidez receitará o medicamento e dará todas as diretrizes de como utilizar para você.

Entre as dicas para combater a ansiedade na gravidez podemos listar:

  1. Escreva cartas para o bebê;
  2. Faça sexo;
  3. Durma bem;
  4. Pratique exercícios;
  5. Cuide da sua mente;
  6. Calmantes naturais.

Saiba como Combater nervoso na gravidez

Abaixo falaremos sobre cada uma delas.

 

1. Escreva cartas para o bebê

Você pode optar por um diário também. O objetivo aqui, na verdade, não é que o seu bebê leia essas cartas no futuro.

Já foi comprovado por psicólogos que colocar os ‘pensamentos e sentimentos’ no papel é uma boa forma de desabafar.

Nem sempre desabafar com uma pessoa é uma boa opção pois você pode não querer opiniões alheias naquele momento.

Escreva o que está sentindo, pensando ou sofrendo naquele momento e guarde a carta em uma gaveta como quem engaveta aquele sentimento ruim.

Porém, você pode e deve fazer isso com os sentimentos bons também.

Isso serve também como uma ‘capsula de memórias’ para você revisitar em um futuro.

A ideia nesse caso é ver quais eram seus medos e ver como você lidou com eles após o nascimento.

 

2. Faça sexo

Não é por você estar grávida que você não pode fazer sexo, pelo contrário, essa é uma ótima forma de relaxar.

Se você é casada ou tem um par fixo alguns cuidados não são necessários, principalmente se você tem plena confiança no seu par.

Porém, se você não está em um relacionamento sério, é importante que você tenha cuidados básicos, como o uso de camisinha (a ansiedade neste momento pode atrapalhar muito).

A camisinha não serve apenas para evitar uma gestação (afinal você já está grávida) e sim para evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Essas doenças podem infectar também o bebê, trazendo riscos para a saúde dele e principalmente para a vida dele.

Mas, se você está em uma fase onde não deseja sexo, (essa ‘repulsa’ pelo par é comum) você pode optar pela masturbação.

O orgasmo além de relaxar o corpo, bombardeia o seu cérebro com hormônios do prazer.

Dessa forma você relaxa corpo e mente.

 

3. Durma bem

É comum também a mulher ter mais sono durante a gestação. Mas as necessidades do dia a dia podem impedir o ato de dormir.

Muitas vezes o sono chega ‘do nada’ quando menos se espera. Não podendo dormir a ansiedade na gravidez pode acontecer.

Se você tem obrigações (trabalho, escola e etc), use o seu tempo livre para dormir.

Deixe a louça por lavar para no dia seguinte, cancele aquele encontro após o expediente.

Dormir é necessário tanto para você quanto para o desenvolvimento do bebê.

 

4. Pratique exercícios

Você está grávida, não está doente. Praticar exercícios é uma ótima forma de combater a ansiedade na gravidez.

Muito da ansiedade pode estar ligado ao fato do seu peso e medidas estarem aumentando.

Não é para você se tornar um ‘rato de academia’ e nem para levantar 100 kg no supino.

Exercícios de leve a moderado ajudam a combater a ansiedade e fazer você lidar melhor com o seu corpo.

O seu peso não vai baixar (afinal você está grávida), mas a sensação de bem-estar estará lá.

 

5. Cuide da sua mente

Cuidar da sua mente é uma excelente opção para combater e prevenir a ansiedade na gravidez.

Se mantenha ocupada (entre um cochilo e outro). Leia um livro, assista a um filme ou uma série, ou faça qualquer coisa que a deixe ocupada e relaxada ao mesmo tempo.

No entanto, não esqueça de se exercitar. Parte da ansiedade está em sentir que ‘não consegue se mexer’.

Portanto manter uma rotina de exercícios leves permitem que você consiga se ‘manter em movimento’ durante os meses de gestação.

Afinal, nada mais frustrante do que não conseguir se levantar da cama sem ajuda de uma pessoa.

 

6. Calmantes naturais

Se toda essa lista não lhe ajudar a combater a ansiedade na gravidez, você pode optar pelos calmantes naturais.

Chá de camomila, extrato de lavanda e outros tipos de calmantes semelhantes podem ser utilizados durante esse período.

Mas, mesmo assim, é recomendado que você consulte um médico para saber o que é ou não permitido no seu caso.

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