1.4 C
Nova Iorque
quinta-feira, fevereiro 20, 2020
Início Calmante Natural Como os calmantes atuam no sistema nervoso?

Como os calmantes atuam no sistema nervoso?

- Advertisement -

os calmantes atuam no sistema nervoso como estimuladores da tranquilidade
Os calmantes conseguem agir nas funções do sistema nervoso

Logo após a ingestão, alguns remédios parecem transformar seu humor. Isso acontece porque medicamentos anti-estresse, anti-ansiedade e calmantes atuam no sistema nervoso. Mas você sabe exatamente como funciona essa ação?

- Advertisement -

Pense em como você se transforma em momentos de tensão. O coração acelera, você pode desenvolver trejeitos mais acelerados e até suar. Agora considere que a medicação age no caminho contrário.

Para entender melhor, reunimos a seguir algumas das informações mais importantes sobre a ação de calmantes no organismo. Confira!

Entenda o que são calmantes

mulher tomando remédio e lendo a bula sobre como os calmantes atuam no sistema nervoso
A bula costuma explicar a atuação dos remédios

Antes de qualquer coisa é importante compreender que um calmante nem sempre é um medicamento. Existem formas naturais de diminuir o nervosismo sem precisar de fórmulas sintéticas. Para situações de estresse pontuais, o que acontece é uma reação natural do organismo.

Portanto, se você vive uma situação em que é quase atropelado, por exemplo, o corpo acende um mecanismo de defesa. Conforme a situação passa, a calmaria se estabelece. Tomar uma água, lembrar de uma situação tranquila, tudo vai ajudar a retomar a sensação de segurança. Logo, não é que esses calmantes atuam no sistema nervoso, eles apenas ajudam a voltar ao estado inicial.

Agora, com a rotina corrida e a carga mental em alta, por vezes os sintomas vão muito além de situações de risco. É quanto são necessários os calmantes com fórmulas naturais ou medicamentos.

As fórmulas naturais geralmente contam com plantas e ervas com propriedades capazes de estimular neurotransmissores que favorecem a tranquilidade. Sua ação, ainda que comprovada cientificamente, não é específica.

Enquanto isso, os fármacos foram desenvolvidos com funções absolutamente específicas. Isso significa que os componentes vão entrar no organismo com a função de agir nesse ou naquele neurotransmissor. Percebe a diferença?

Saiba como calmantes atuam no sistema nervoso

mente saudável
Os ansiolíticos agem nos neurotransmissores

Os calmantes mais presentes em tratamentos são os chamados ansiolíticos. Dentro dessa categoria, existem diferentes classes, sendo que a dos benzodiazepínicos é a principal.

Benzodiazepínicos

Os benzodiazepínicos são calmantes que atuam no sistema nervoso de forma calculada. O objetivo do remédio é potencializar a ação de um neurotransmissor chamado de ácido gama-aminobutírico, ou simplesmente, GABA. No organismo, isso significa que são inibidas as reações do sistema nervoso Central, incluindo estados de nervosismo, ansiedade e até agressividade.

O fato de o remédio atuar em todo o sistema nervoso explica porque há também mudanças no sono, por exemplo. Existem casos também de pessoas que ficam mais lentas e com alguma confusão mental. Tudo vai depender da dose.

Para entender melhor, considere que você tem que molhar uma planta no jardim. A água não vai conseguir se limitar ao terreno em que está apenas a raiz de tal planta. Os arredores vão ser molhados. A lógica é a mesma. O ansiolítico estimula o relaxamento e pode estimular outras áreas afins.

Barbitúricos

Antes dos benzodiazepínicos, que são considerados mais seguros, os calmantes mais eficientes eram os barbitúricos. Nessa lsita, entra o famoso Valium, sempre muito mencionado em filmes e séries.

A questão é que esses calmantes atuam no sistema nervoso com alta chance de gerar dependência psicológica. A atuação do remédio se limita a impedir o fluxo de sódio para os neurônios. Atualmente, é utilizado apenas para conter casos de convulsões e em cirurgias.

Existem outros tipos de fármacos com ação calmante. No entanto, são receitados em uma frequência infinitamente menor. A verdade é que até mesmo os anti-histamínicos, os remédios para alergia, também podem ter função calmante.

Saiba quando você precisa buscar calmantes

Qual o melhor calmante natural para os nervos
Será que você está precisando de calmantes?

Volte ao exemplo de quase ser atropelado. Se você fica alguns dias um pouco tenso, é natural. Você passou por uma situação de estresse e precisa readequar seu comportamento. Contudo, se ao passar de semanas você não consegue recuperar a confiança para sair de casa, é preciso ligar o sinal vermelho.

O uso de calmantes que atuam no sistema nervoso é indicado principalmente para pessoas cuja funcionalidade está afetada por ansiedade e estresse. Na prática, isso acontece quando você não consegue realizar atividades do cotidiano porque sua mente não permite.

Contudo, vale dizer que esse é um processo de longo prazo. Para pessoas que não se sentem tão no limite, os calmantes naturais costumam dar conta do recado. Quando os neurotransmissores ainda não estão agindo adequadamente, as soluções naturais contribuem para tentar amenizar as situações estressantes do dia a dia.

Descubra a partir de quando os calmantes atuam no sistema nervoso

pessoa calma
Em alguns dias já é possível sentir os sinais de tranquilidade

Se você usa algum remédio controlado deve saber que nunca se pode parar de tomar de uma hora para outra. A explicação está no fato de que o organismo precisa ‘desmamar’ do medicamento. É um processo até que ele consiga voltar a funcionar por si só.

O início da tomada de medicamento é semelhante. O organismo não responde imediatamente aos remédios de forma perfeita. É comum, por exemplo, que uma pessoa ansiosa passe por uma fase de leve euforia dias após começar a tomar um Benzodiazepínico. O efeito normal tende a surgir a partir de 10 a 15 dias para a maioria dos ansiolíticos.

Em se tratando de crises de pânico, por exemplo, convêm mencionar que existem calmantes que atuam no sistema nervoso de forma quase imediata. É por isso que existem medicações sublinguais de urgência. Se tratam de uma opção rápida para pessoas que estejam em estado extremo de estresse.

Vale dizer ainda que apenas a medicação, mesmo que com atuação rápida, nem sempre é capaz de corrigir situações de estresse por si só. O acompanhamento com terapeuta, psicólogo ou psiquiatra é uma forma de tratar os sintomas por completo até chegar a uma cura ou estabilização da ansiedade, estresse ou nervosismo.

Em resumo, os calmantes atuam no sistema nervoso de diferentes maneiras, dependendo de sua classe. Os mais comuns interferem na atividade dos neurotransmissores, aumentando a sensação de tranquilidade e relaxamento. O único porém é que, eventualmente, podem causar também efeitos adversos.

Você acha que está precisando de remédios para se acalmar? Aproveite para ler nosso artigo sobre Calmante natural x Calmante de Farmácia. Você vai entender melhor como anda seu estado mental e se precisa buscar ajuda especializada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Como os calmantes atuam no sistema nervoso?

Logo após a ingestão, alguns remédios parecem transformar seu humor. Isso acontece porque medicamentos anti-estresse, anti-ansiedade e calmantes atuam no sistema nervoso. Mas você...

Calmante Natural x Calmante de Farmácia. Qual é o melhor?

Assim que uma crise de estresse ou ansiedade surge, a dúvida é imediata, calmante natural x calmante de farmácia? O que é melhor tomar? Antes de...

Calmante Natural para Ansiedade, Insônia ou Nervosismo

Com a rotina cada vez mais corrida, nossas emoções às vezes tomam conta. Por isso, é importante sempre ter um bom calmante natural para...

O que é calmante natural?

Muita das substância oferecidas da natureza possuem propriedade que a gente nem imagina. Para quem sofre de ansiedade e depressão, por exemplo, é importante...

Saiba porque o sexo é capaz de acalmar as mulheres!

Será que o sexo é capaz de acalmar as mulheres de forma semelhante ao que acontece quando tomamos algum calmante natural ou ansiolítico? Se você...

Por que meu bebê não dorme?

Uma das reclamações de muitas mães é que o bebê não dorme. Realmente esse problema é muito comuns entre os bebês e podem ocorrer...

Como combater a ansiedade na gravidez?

Você está sofrendo de ansiedade na gravidez? Quer saber como combater esse problema? Se sim, continue conosco que vamos te ajudar. A ansiedade na gravidez é...

O que são ansiolíticos Naturais Fortes?

Você sabe o que são ansiolíticos naturais fortes? Talvez por esse nome não, mas garanto que você já tomou pelo menos um (ou vários)...

Melhor calmante para bebê dormir

Calmante para bebê dormir qual será o melhor? Aliás, bebês podem tomar calmante? Essas e outras dúvidas você tira aqui. Os bebês dormem uma média de...