6 calmantes naturais contra o estresse

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6 calmantes naturais contra o estresse
6 calmantes naturais contra o estresse – Foto: westwing.com.br

Reunimos um conjunto com 6 calmantes naturais contra o estresse, sendo assim leia nosso texto com atenção que você irá gostar muito do conteúdo.

Se você veio até aqui é por que provavelmente está sentindo a sua vida sair do controle devido ao estresse, mas não fique preocupado pois criamos uma lista de calmantes naturais contra o estresse para você.

O estresse pode dificultar a vida de uma pessoa de várias formas, portanto uma delas é perder a paciência com tarefas simples do dia a dia tanto em casa quanto no trabalho.

Esse problema que atinge cada vez mais pessoas tanto no Brasil quanto no mundo esta ligado a diversos fatores, entre eles podemos citar:

• Correria do ‘mundo atual’;
• Pressão no trabalho;
• Pressão em casa;
• Pressão com a família;
• Problemas financeiros;
• Não ser aceito com a pessoa é;
• Redes Sociais.

Sim, pode até parecer brincadeira, mas as redes sociais estão cada vez mais sendo os ‘propulsores’ de quadros de estresse, ansiedades e até mesmo depressão.

Se você ainda acha isso uma piada, pense o seguinte:

Quantas vezes você se irritou por causa de uma postagem ou comentário de uma outra pessoa nas redes sociais nos últimos 12 meses?

Se você analisar com cuidado perceberá que foram dezenas de vezes.

Quando um caso isolado acontece, não tem problemas, mas quando se vê comportamentos tóxicos todos os dias por um longo período acaba influenciando as pessoas negativamente.

Se você está sofrendo com um quadro de estresse, portanto seja pelo motivo que for, confira as dicas de calmantes naturais contra o estresse.

6 calmantes naturais contra o estresse

Os calmantes naturais contra o estresse são diversos mas aqui vamos listar apenas 6 deles.

Escolha o que melhor funciona para você, ou mesmo um ‘combo’ deles e comece a utilizar hoje mesmo.

Confira a lista:

1. Pratique exercícios físicos;
2. Óleos e fragrâncias;
3. Acupuntura;
4. Chá-preto;
5. Suco de alfafa;
6. Maracujá.

Abaixo falaremos de cada um desses tópicos.

1. Pratique exercícios físicos

Sim, a prática exercícios físicos é um dos calmantes naturais contra o estresse.
Isso ocorre porque o exercício físico diminui os níveis de cortisol no sangue, hormônio responsável pelo estresse, irritabilidade e ansiedade.

Além disso ele também libera no corpo hormônios que dão sensação de prazer, os mesmos hormônios que são liberados quando atingimos o orgasmo ou comemos uma barra de chocolate.

A diferença do exercício para o chocolate é que você produz esses hormônios enquanto melhora a sua saúde.

Vai dizer que você já não passou por uma sensação de estresse ou irritabilidade que foi ‘resolvida’ depois de dar uns socos em um saco de pancada ou mesmo fazer sexo?
Quanto mais extenuante e cansativo for o exercício, melhor será o resultado.

2. Óleos e fragrâncias

Os óleos aromáticos bem como as fragrâncias também são excelentes no combate ao estresse.

Óleos aromáticos como os de lavanda ou tangerina (bergamota) bem como suas respectivas fragrâncias atuam no cérebro como um dos calmantes naturais contra o estresse.

Você pode colocar algumas gotas desses óleosaromáticos na sua roupa de cama ou água da banheira. Elas inclusive são boas no combate a insônia e para dar uma noite de sono mais tranquila.

As fragrâncias podem ser adicionadas em aromatizadores elétricos ou mesmo serem adquiridas como velas aromáticas, portanto se por acaso você for utilizar as velas só tome cuidado para ser feito em um local seguro e com circulação de ar.

Em locais fechados o fogo consome o oxigênio. Se você estiver dormindo pode não conseguir acordar.

3. Acupuntura

Sim, a acupuntura também é um calmante natural pelo fato de não utilizar nenhum tipo de medicamento em suas sessões. Só o que é necessário é achar os pontos certos para aplicar as agulhas.

A acupuntura é boa para quem sofre inclusive de distúrbios psicológicos, portanto sendo utilizada junto com os medicamentos e tendo uma melhora muito mais rápida no paciente.

Ela também contribui para diminuir a pressão sanguínea, sendo muito recomendada em pacientes com problemas cardíacos.

4. Chá-preto

O chá-preto é considerado o vilão para muitas pessoas. Mas ele é muito positivo quando utilizado da forma correta.

Ele é um bom diurético, por exemplo, fazendo a pessoa eliminar a retenção de líquidos e também baixando a pressão de pessoas com pressão alta.

O ‘problema’ do chá-preto é que ele é um estimulante muito semelhante ao café. Por isso não é recomendado o seu consumo nas horas próximas ao horário de ir dormir.

Porém ele está na lista de calmantes naturais contra o estresse pois ele diminui os níveis de cortisol no sangue, aquele hormônio responsável pelo estresse.

Tomar uma xícara desse chá por dia torna ele um excelente calmante natural para esse problema.

5. Suco de alfafa

Muitas pessoas consideram a Alfafa como ‘comida’ para cavalos e burros e de fato isso não deixa de ser verdade pois muitos donos desses animais utilizam a alfafa para alimentá-los.

Por causa desse ‘preconceito’ muitas pessoas não sabem de todos os benefícios possíveis do suco de alfafa.

Além de diminuir o estresse e a ansiedade seus outros benefícios são:

• Diminui a retenção de líquido;
• Baixa a pressão sanguínea;
• Melhora o sistema imunológico;
• Melhora os níveis de açúcar no sangue;
• Combate o mau colesterol.

6. Maracujá

O maracujá é um grande conhecido de todos, então dispensa apresentações.
Ele possui ação calmante tanto para o estresse, quando para o nervosismo e ansiedade.
Por fim ele também é bom no combate a insônia e para melhorar a qualidade do sono.
Mas se você não gosta do sabor da fruta ou de tomar um suco dela existe a opção de fazer o chá da passiflora.
A passiflora é o nome dado a flor do maracujá.

Considerações finais

É importante frisar que não se deve parar nenhum tratamento receitado por um médico para substitui-lo por qualquer um desses calmantes naturais contra o estresse.

Eles devem ser utilizados como auxiliares de um tratamento médico, nunca como substituto.

Além disso, se sentirem qualquer tipo de efeito colateral adverso, suspenda o uso do calmante natural.

Se o problema persistir, procure um médico.

Se você fizer parte de algum desses grupos citados abaixo, só faça uso desses calmantes naturais depois que consultar um médico também.

• Idoso;
• Pessoa que sofre de pressão baixa;
• Gestante;
• Lactante;
• Criança.

Gostou das dicas? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

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