Melhor calmante natural para bebês

39
Melhor calmante natural para bebês
Melhor calmante natural para bebês – Foto: blogvivaavida.com

Eles são uma gracinha, mas também podem ser bastante nervosos. Um bom calmante natural para bebês pode ajudar bastante as mamães que não saibam lidar ainda com seus filhos.

Apesar de pequenos, os bebês sentem quando a mãe está estressada. E sofrem com cólicas na fase inicial da vida. Tudo isso os deixa irritadiços. É quando os calmantes naturais mais podem ajudar. Confira a seguir quais são os melhores!

Quando bebês podem começar a tomar chás calmantes

Uma das principais dúvidas das mães é quando começar a dar chás para os filhos. Os mais antigos acreditavam que os chazinhos não atrapalhavam a amamentação. No entanto, eles não são recomendados nos primeiros seis meses de vida.

O ideal é que apenas o leite materno seja oferecido para a criança até que os alimentos sejam inseridos na alimentação. A partir daí, a prioridade deve ser a água. Os chás podem ser oferecidos esporadicamente, sempre de colherinha. Isso para evitar que o bebê prefira as mamadeiras.

Qual o melhor calmante natural para bebês

Se você tem um pequeno muito estressado, o melhor calmante natural é o chá, mas utilizado de outra maneira. Você deve fazer banhos terapêuticos com substâncias como:

  • camomila — é uma erva calmante, ótima para a pele;
  • manjericão — considerada um harmonizante energético, também contribui para o relaxamento;
  • hortelã — refrescante, é uma das melhores opções para o calor, quando os bebês ficam mais incomodados;
  • folha de maracujá — enquanto não dá pra beber o suco, as folhas cumprem seu papel de calmante;
  • passiflora — coloque direto na banheira ou em trouxinhas na água, para então banhar a criança.

Essa estratégia é bem mais eficiente do que apenas fazer a criança tomar o chá. Isso porque o preparo, o calorzinho da xícara, o momento de relaxamento vem também da situação, não apenas da bebida.

Porque evitar o chá verde e branco (e o açúcar)

Se sua intenção é relaxar o bebê, evite os chás verde e branco, que são ricos em cafeína. Suas propriedades são estimulantes, então você corre o risco de deixá-los mais elétricos.

O que você também deve deixar de lado se resolver dar o chá para o bebê mais velho tomar é o açúcar. É essencial evitar sua ingestão até os 2 anos de idade. Portanto, seja para banho terapêutico ou como bebida, nunca adoce.

Também tome cuidado com os estimulantes do ambiente onde seu filho passa a maior parte do tempo. Ainda que seja bacana manter um móbile no berço, por exemplo, as cores precisam ser suaves. Dependendo da idade, o bebê ainda compreende o mundo apenas através de cores e movimentos. Ao incluir muita informação junta, isso pode estressá-lo de um jeito que os adultos não conseguem compreender.

Portanto, além de usar calmante natural para bebês, crie uma rotina em que ele se sinta seguro. Essa sensação de confiança pode diminuir a necessidade por calmantes.

Lembrando sempre que tudo que seu filho consumir deve receber o aval do pediatra. Não tente fazer qualquer tipo de automedicação!

 

Dica exclusiva: para os bebês menores, o ofurô é uma estratégia comprovada da calmaria. Com água quente, o balde vai fazer a criança lembrar do período em que estava na barriga da mãe. Se trata de um calmante simples e natural como nenhum outro.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here