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segunda-feira, Maio 11, 2020
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O que é bom para ajudar a dormir?

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mulher dormindo bem
Uma boa noite de sono é indispensável para a saúde

Ter uma boa noite de sono virou sinônimo de ostentação. Felizmente, existem truques para ajudar a dormir bem sem precisar de remédios, sabia?

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Embora as tensões do dia a dia possam comprometer a sua noite de descanso, é importante não deixar que isso aconteça. É durante o sono que seu corpo e mente se recuperam, dando fôlego para mais um dia.

Se você anda sofrendo com insônias e preocupações, confira a seguir 7 dias de como dormir melhor!

Veja 7 dicas para ajudar a dormir

mulher usando dicas para dormir melhor
Hábitos simples podem ajudar a dormir melhor

Qualquer insônia que dure mais de duas semanas é considerada sub-aguda. No entanto, não é raro que os episódios sejam mais pontuais. Não dormir bem no fim de semana ou durante algum problema no trabalho não significa que você tenha uma doença a ser tratada. Ainda assim, é importante tomar cuidado para que não se torne uma questão crônica. Fique atento ao que pode ajudar a dormir bem!

1.Cuide da alimentação

Você costuma tomar refrigerante à noite? E como é a sua última refeição do dia? Super leve ou você sente muita fome? Essas questões parecem não tem nada a ver com o sono, mas se você quer uma boa noite, precisa tomar cuidado com a sua digestão.

Tudo que seu organismo não precisa é de uma refeição pesada. Da mesma forma, as bebidas com cafeína precisam ser eliminadas do seu cardápio até 5h antes de seu horário habitual. O que vai ajudar a dormir melhor são pratos leves. Prefira saladas e carnes magras em vez de pão e massas.

2.Faça atividade física

mulher fazendo exercício abdominal
A atividade física praticada no horário adequado ajuda a dormir melhor

Fazer exercícios contribui muito para que seu corpo consiga gastar energia. Atividade física é saúde tanto para o corpo quanto para a mente. Muitas vezes, é inclusive uma oportunidade para desligar dos problemas e conseguir relaxar.

Por outro lado, correr, fazer musculação ou qualquer outra atividade pode causar agitação. Na prática, isso significa que o ideal é treinar até o começo da noite e não muito perto do horário de dormir. Isso vai garantir que seu corpo esteja num ritmo mais lento antes de pegar no sono.

3.Tome um chá relaxante

No Reino Unido, beber chá é parte da rotina. Tanto que um estudo britânico comprovou que apenas o ato de preparar a bebida serve para ajudar a dormir e relaxar. Isso acontece porque a mente compreende que chegou o momento de algo prazeroso, deixando os problemas de lado.

Além disso, muitos chás de ervas contam com componentes que servem como estimuladores do sono. O chá de camomila, por exemplo, é conhecido por seu poder relaxante. Preparar uma xícara pequena e se dedicar a esse momento de tranquilidade costuma ser muito eficiente.

4.Evite a tela da tevê e do celular

homem vendo o celular
A luz do celular atrapalha o sono

Você fica conectado o dia inteiro? Algumas pessoas passam a noite também. Há até mesmo quem durma com o celular do lado. No entanto, isso faz com que sua mente permaneça sempre ligada no que acontece ao redor. E você simplesmente não consegue dormir direito.

O ideal é evitar as telas de celular, computador e tevê por pelo menos 30 minutos antes de dormir. A luz excessiva faz com que sua mente permaneça ligada por mais tempo, atrapalhando seu sono. Para ajudar a dormir mais rapidamente, tente desligar todos os aparelhos antes de ir para a cama.

5.Pratique meditação

Esqueça aquele clichê de que precisa sentar e meditar por horas e horas. Alguns simples minutos de relaxamento podem ser suficientes. E nem precisa ser um ritual muito amplo, apenas alguns instantes para si mesmo.

Concentrar na respiração é uma forma simples de meditar. Há até mesmo uma respiração hipnótica que serve para ajudar a dormir mais rapidamente. Comece puxando o ar por 7 segundos, segure por 4 segundos e solte em 8 segundos. Repita por até 5 vezes. Na terceira vez, você vai sentir vontade de bocejar. Se não acontecer, é porque não está devidamente concentrado.

6.Tome um banho morno

homem tomando banho
Um banho em temperatura morna ajuda o organismo a relaxar

Nada é mais prazeroso para encerrar o dia do que aquele banho morno. Mas não precisa ser imediatamente antes de ir para a cama. Na verdade, para ajudar a dormir, é interessante que esse banho aconteça cerca de 2h antes de se deitar.

Para relaxar ainda mais, tente baixar um pouco a luz a partir desse momento. Um clima mais intimista vai contribuir para que você entre no clima. É importante que seu corpo e mente entendam que é hora de começar a relaxar.

7.Tenha uma rotina que favorece o sono

Nada funciona mais a ajudar a dormir do que criar um ritual. A maioria das pessoas está acostumada a ser produtiva o tempo todo e acaba apenas caindo na cama. Essa pressão constante pode afetar a capacidade do sono.

Para que isso não aconteça, tente diminuir seu ritmo pelo menos 1h30 antes de ir para a cama. Diminuir as luzes, beber o chá, fazer uma leitura, tudo ajuda muito a criar o clima ideal que favorece o descanso e o relaxamento. Será um importante primeiro passo para acabar com a insônia.

Entenda quando buscar remédios para ajudar a dormir

remédios para dormir
Remédios para ajudar a dormir precisam de indicação médica

Nem todo mundo consegue melhorar o sono apenas com as dicas acima. Isso acontece porque os motivos para a dificuldade para dormir talvez vão além do que apenas preocupações e rotina corrida.

Em geral, a regra para saber a hora de buscar ajuda está no seu cansaço ou exaustão. Se você sente que seu corpo não está conseguindo descansar corretamente, é importante investigar a causa. Caso a insônia dure mais do que 16 dias, procure ajuda especializada.

Para ajudar a dormir, tudo que você conseguir transformar na sua rotina ajuda bastante. Em vez de pensar no sono apenas na hora de ir para a cama, tente priorizar esse momento algumas horas antes. Pode ter certeza que vai contribuir muito para o seu descanso.

Como anda seu sono? Você estava precisando dessas dicas? Aproveite para compartilhar esse artigo e ajudar mais gente a dormir bem!

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