19.7 C
São Paulo
segunda-feira, Maio 11, 2020
Início Calmante Natural O que é Rivotril e seus efeitos

O que é Rivotril e seus efeitos

- Advertisement -

caixa de remédio para entender que é rivotril
É importante saber o que é Rivotril antes de começar a tomar

Quem já passou por algum tipo de problema na saúde mental, com certeza sabe o que é Rivotril. Mas, será que além de entender que se trata de um medicamento, você compreende a sua ação?

- Advertisement -

Muito utilizado para tratar diferentes distúrbios, se trata de um remédio forte, com ação intensa e muitos efeitos colaterais. Portanto, apesar de ser popular, demanda atenção.

Para não errar na hora de tomar esse remédio, reunimos as principais informações sobre seu funcionamento a seguir. Confira!

Entenda que é Rivotril

O Rivotril é o nome comercial do Clonazepam, sendo um medicamento tarja preta. Com venda controlada no Brasil, o remédio faz parte da classe das benzodiazepinas.

É comumente receitado para pessoas que sofrem com ansiedade, síndrome do pânico, por exemplo. Além disso, pode fazer parte do tratamento de epilepsia, convulsões e bipolaridade.

Na prática, isso significa que o medicamento age no sistema nervoso, causando uma inibição leve. O resultado é uma ação sedativa leve, agindo também como tranquilizante, relaxante muscular e também anticonvulsionante.

Como atua diretamente nos neurotransmissores, além de saber o que é Rivotril, você precisa saber que ele demanda cuidados. Combinar as doses com álcool ou mesmo com outras fórmulas que interagem com o sistema nervoso central pode causar uma sedação mais intensa, com risco até mesmo de problemas cardíacas e dificuldades respiratórias.

Existe diferença entre o que é Rivotril e o que é clonazepam?

remédio clonazepam para entender o que é rivotril
Rivotril e Clonazepam são a mesma coisa

Não é raro encontrar quem só conhece um remédio pelo seu nome comercial. Ao falar sobre o que é Rivotril, há inclusive quem não saiba que se trata do clonazepam em si. Ou seja, ambos são a mesma coisa, sendo apenas nomeadas de forma diferente.

Na hora de levar a receita para a farmácia, o profissional vai saber ler a indicação de forma correta.

O que pode acontecer, no entanto, é que seu médico mude o tipo de benzodiazepina. Em vez de clonazepam, pode ser que seu organismo precise de diazepam, por exemplo. Embora seja da mesma família, nesse caso não são a mesma coisa, sendo que o segundo é considerado mais forte.

De qualquer maneira, sempre que for receitado, um medicamento que age no sistema nervoso será avaliado cuidadosamente. O que acontece é que esse tipo de medicamento tende a contar com efeitos positivos e negativos no organismo. Dessa forma, é sempre essencial avaliar se o benefício é maior do que os riscos.

Saiba quais são os efeitos do Rivotril

Para entender o que é Rivotril, você precisa entender sua ação no cérebro. Assim que entra em contato com o organismo, o remédio interage essencialmente com os neurotransmissores chamados de GABA. Eles estão diretamente relacionados ao funcionamento da atividade neural.

Imagine, por exemplo, uma pessoa com ansiedade. Ou mesmo que está passando por uma crise de pânico. A tendência é que essa atividade neural esteja acelerada. O que o Rivotril faz é adequar o ritmo. É por isso que algumas pessoas sentem sonolência, por exemplo.

Os efeitos do clonazepam costuma variar de acordo com cada organismo. No entanto, os que mais costumam acontecer são:

  • diminuição da ansiedade: a mente relaxa e os sintomas de ansiedade diminuem;
  • aumento da sensação de euforia: aparece principalmente no início do tratamento;
  • relaxamento muscular: há uma redução na agitação e inquietação comuns aos sintomas.

Outra consequência bastante comum está na melhora do sono. Para pessoas que sofrem com insônia, geralmente a ansiedade costuma ser uma inimiga. Dentro da definição de o que é Rivotril está sua capacidade de relaxar por completo, induzindo e facilitando o momento de dormir.

Convém dizer, porém, que nem todos os efeitos são apenas positivos. Em algumas pessoas, até que a dose seja adequada, há uma sensação de profunda sonolência. Dessa forma, se torna um risco para pessoas que estão no volante ou realizando atividades de risco.

Veja quais são os efeitos colaterais do remédio

rivotril é dos calmantes tarja preta
Rivotril é dos calmantes tarja preta mais populares

Não só de bons resultados se define o que é Rivotril. Na verdade, existem consequências especialmente a longo prazo. Desenvolvido para ser consumido por um período curto de tempo, há o risco inclusive de que o organismo se torne dependente do clonazepam.

Outros efeitos colaterais negativos incluem:

  • ocorrência de desmaios e síncopes;
  • vertigem ou enjoo insistente;
  • alteração na cognição;
  • sensação de extremidades amortecidas;
  • dificuldade de memória;
  • redução na libido;
  • reação mais lenta;
  • estímulos inadequados;
  • confusão mental.

Também podem acontecer efeitos rebote quando consumidos de maneira errada. Tomar doses altas e largar o remédio por conta própria tende a causar reações adversas. Para pessoas que já se sentiam melhor, isso significa crises intensas de ansiedade e até mesmo episódios depressivos. Por isso, é essencial tomar o medicamento apenas quando prescrito e pará-lo de forma correta.

Descubra quando é indicado o Rivotril

as pilulas de rivotril embaladas
Os efeitos dependem da dose

Sabe quando você quer que o fim de semana chegue logo? Ou quando sente medo de ser assaltado? Esses não são sintomas de distúrbio de ansiedade ou crise de pânico. Se tratam de emoções comuns ao dia a dia de qualquer pessoa.

Entretanto, se você sente que nunca consegue relaxar e mal consegue sair de casa com medo de algo ruim acontecer, é importante ligar o alerta. O Rivotril é mais indicado para situações limite em que apenas um tratamento inicial ou natural sem medicação não foi eficiente.

Um dos mais vendidos no Brasil, esse medicamento é prescrito por psiquiatras especialmente em momentos de crise de ansiedade. A dosagem é determinada a partir dos sintomas e do tipo de distúrbio.

Conseguiu entender melhor o que é Rivotril? Se trata de um remédio fármaco, com ação no sistema nervoso e efeitos intensos no organismo. Quando usado de forma correta, com prescrição especializada, é capaz de contribuir no tratamento de diferentes distúrbios.

Ainda ficou com alguma dúvida? Aproveite para deixar um comentário. Vamos ter o maior prazer em tentar responder sua pergunta nos próximos artigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Qual calmante grávida pode tomar?

A espera por um bebê pode ser tanto doce quanto atribulada. Saber qual calmante grávida pode tomar é essencial para ajudar nesse momento, sabia? O...

O que é bom para ajudar a dormir?

Ter uma boa noite de sono virou sinônimo de ostentação. Felizmente, existem truques para ajudar a dormir bem sem precisar de remédios, sabia? Embora as...

Remédio para dormir. Confira os 10 melhores!

Tem quem diga que atualmente é ostentação que não usa remédio para dormir. E é bem verdade que o sono mudou, assim como a...

Remédio caseiro para dor de ouvido

Não importa a idade, a dor de ouvido pode ser cruel. E em tempos de coronavírus, nem sempre é indicado correr para o hospital...

Melhor remédio caseiro para dor de dente

Não existe nada pior do que dor de dente. E em tempos de corona vírus, a maioria das pessoas sequer pode ir ao dentista....

O que é Rivotril e seus efeitos

Quem já passou por algum tipo de problema na saúde mental, com certeza sabe o que é Rivotril. Mas, será que além de entender...

O que são calmantes tarja preta?

Todo remédio precisa de indicação médica. No entanto, os calmantes tarja preta contam com uma restrição maior. Você sabe como age esse tipo de...

Como os calmantes atuam no sistema nervoso?

Logo após a ingestão, alguns remédios parecem transformar seu humor. Isso acontece porque medicamentos anti-estresse, anti-ansiedade e calmantes atuam no sistema nervoso. Mas você...

Calmante Natural x Calmante de Farmácia. Qual é o melhor?

Assim que uma crise de estresse ou ansiedade surge, a dúvida é imediata, calmante natural x calmante de farmácia? O que é melhor tomar? Antes de...