19.7 C
São Paulo
segunda-feira, Maio 11, 2020
Início Calmante Natural Gravidez Qual calmante grávida pode tomar?

Qual calmante grávida pode tomar?

- Advertisement -

grávida tranquila após tomar calmante
A tranquilidade é essencial para uma boa gestação

A espera por um bebê pode ser tanto doce quanto atribulada. Saber qual calmante grávida pode tomar é essencial para ajudar nesse momento, sabia?

- Advertisement -

O que acontece é que algumas formulações ou ervas nem sempre são absolutamente seguras. É importante que a grávida se acalme, porém, tudo que ela consome chega ao filho de alguma forma. Daí a necessidade de cuidados.

Para esclarecer a dúvida sobre o que pode ou não pode tomar, confira o artigo a seguir. Boa leitura!

Saiba porque conhecer bem qual calmante grávida pode tomar

O ideal antes de decidir qual calmante grávida pode tomar é ter planejado a saúde mental. Para muitas mulheres, isso significa iniciar um tratamento ainda antes de engravidar. Como nem sempre isso é possível, é importante ter total conhecimento do que será consumido.

Estima-se que o uso de antidepressivos não aumentem o risco de má-formação, que costuma ser de 1% a 4%. Entretanto, há formulações consideradas mais seguras, além de de determinações sobre o momento em que são consumidos.

É comum, por exemplo, evitar ao máximo o uso de medicação nas primeiras 12 semanas. Há inclusive a recomendação para que remédios como a Paroxetina, por exemplo, fique de fora da rotina da grávida. Isso acontece por que o medicamento já foi relacionado a alterações e malformações cardíacas.

Por outro lado, remédios como fluoxetina e sertralina entram na lista de seguros. Sempre, é claro, com recomendação médica. Do contrário, o ideal é buscar sempre opções naturais.

Veja qual calmante grávida está liberada para tomar

grávida tomando chá calmante
Os chás estão no topo da lista de calmantes seguros para grávida

Para muitas grávidas, calmantes não são parte de um tratamento, mas sim um aliado pontual. Sabe aqueles dias mais estressantes em que parece mais difícil se controlar? Essa é a situação mais comum. Nesses casos, saber qual calmante grávida pode consumir é ainda mais importante. Isso porque existem chás com substâncias abortivas escondidas.

Dentre os que estão liberados, vale mencionar:

Chá de passiflora ou suco de maracujá

Não é à toa que o suco de maracujá está no topo da lista de calmantes naturais. Entretanto, é nas folhas da planta que estão os componentes que ajudam a tranquilizar. A passiflora pode ser consumida tanto em forma de chá quanto em suplementos manipulados.

Embora possa causar uma sonolência leve, ao tomar esse calmante grávida não precisa se preocupar. Na verdade, há inclusive fatores psicológicos envolvendo seu consumo. Ao saber que se trata de um calmante, muitas pessoas já se sentem mais tranquilas desde o momento do preparo.

Chá de erva-doce

Esse é um exemplo de qual calmante grávida pode tomar sem medo. Seus benefícios são duplos, na verdade. Além de atuar como um relaxante natural, o chá contribui para acalmar o estômago.

Durante a gestação, muitas mulheres costumam sofrer com enjoos e azia. Por meio de chás, é possível controlar esses sintomas sem precisar de medicamentos mais fortes. Vale consumir logo pela manhã e em pequenas doses ao longo do dia. A temperatura fica por conta da sua preferência.

Chá de camomila

chá de camomila
O chá de camomila é um dos calmantes naturais mais antigos e populares

Durante muito tempo, houve muitas dúvidas sobre se grávida pode tomar chá de camomila. Como não existem contraindicações cientificamente comprovadas, seu uso está liberado, porém, com cautela.

É importante ter cuidado até mesmo para ter certeza do tipo da camomila. A chamada camomila romana, por exemplo, precisa ser evitada, por ser prejudicial ao bebê. Dessa forma, só consuma se tiver certeza da origem e em momento esporádicos.

Descubra porque é importante não tomar medicamento calmante sem receita

Você sabia que, em média, 14 a 23% das mulheres desenvolvem depressão pós parto? Esses números são ainda mais consistentes quando a mulher larga medicamentos por conta própria. Ou começa a tomar de maneira descontrolada.

A verdade é que a gravidez é acompanhada por muitas mudanças hormonais. Ao consumir calmantes fármacos, em vez de controlá-los, há o risco de aumentar o desequilíbrio. Além disso, é preciso considerar que ao final da gestação, há uma nova guinada hormonal. Um organismo já dependente de medicamentos tende a sofrer mais.

Também convém mencionar que apenas o especialista tem condições de determinar doses corretas. Tomar remédio demais ou de menos vai atrapalhar a saúde mental. E, se não houver cuidado na escolha dos fármacos, o desenvolvimento do bebê também.

Confira como acalmar grávida sem precisar de calmante

sexo na gravidez
O carinho e o sexo ajudam a diminuir o estresse na gravidez

Ainda que você saiba qual calmante grávida deve ou não tomar, é sempre importante ter alternativas. Uma das mais eficientes é tentar entender os comportamentos que levam ao estresse.

Como o momento é de mais fragilidade, não é raro encontrar quem fica nervosa mais facilmente, por exemplo. Por isso, antes recorrer aos calmantes, sempre pense em:

  • respirar fundo e desligar a mente aos poucos — ajuda a reconhecer que os problemas não são tão grandes quanto pareciam;
  • caminhar ouvindo uma música favorita — estimula a produção de serotonina, hormônio relacionado à sensação de prazer;
  • dançar em casa mesmo — tira o foco da gravidez e faz com que a grávida consiga se divertir com a própria companhia, diminuindo a pressão;
  • assistir a um filme emocionante — chorar por outros motivos contribui para o controle emocional;
  • ter relações sexuais — a autoestima feminina tende a ficar mais frágil nesse momento. A relação sexual vai ajudar tanto a relaxar quanto a se sentir mais segura.

Essas atitudes podem parecer simples, entretanto, costumam ser muito eficientes como calmantes naturais.

Fique atento sobre a necessidade de buscar ajuda especializada

grávida falando com médica
O ginecologista precisa ser informado sobre situações de estresse

A tensão durante a gravidez é normal. Buscar qual calmante grávida pode consumir também. No entanto, se a sensação de estresse é contínua, ou com muitos altos e baixos no humor, a ajuda especializada é indispensável.

Para começar, vale conversar com o ginecologista ou obstetra. Esse profissional terá condições de avaliar se é necessário um acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra. Esse tipo de cuidado vai ajudar muito a controlar a situação antes que possa eventualmente piorar.

Em resumo, mais do que descobrir qual calmante grávida está livre para tomar, é importante conhecer seu estado emocional. Se for um estresse livre, os calmantes naturais costumam ser os mais indicados. Do contrário, é importante buscar ajuda médica.

Se você quer saber mais sobre como ter tranquilidade na gestação, clique para ler sobre Como combater a ansiedade durante a gravidez. Assim, você vai conseguir se preparar melhor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Qual calmante grávida pode tomar?

A espera por um bebê pode ser tanto doce quanto atribulada. Saber qual calmante grávida pode tomar é essencial para ajudar nesse momento, sabia? O...

O que é bom para ajudar a dormir?

Ter uma boa noite de sono virou sinônimo de ostentação. Felizmente, existem truques para ajudar a dormir bem sem precisar de remédios, sabia? Embora as...

Remédio para dormir. Confira os 10 melhores!

Tem quem diga que atualmente é ostentação que não usa remédio para dormir. E é bem verdade que o sono mudou, assim como a...

Remédio caseiro para dor de ouvido

Não importa a idade, a dor de ouvido pode ser cruel. E em tempos de coronavírus, nem sempre é indicado correr para o hospital...

Melhor remédio caseiro para dor de dente

Não existe nada pior do que dor de dente. E em tempos de corona vírus, a maioria das pessoas sequer pode ir ao dentista....

O que é Rivotril e seus efeitos

Quem já passou por algum tipo de problema na saúde mental, com certeza sabe o que é Rivotril. Mas, será que além de entender...

O que são calmantes tarja preta?

Todo remédio precisa de indicação médica. No entanto, os calmantes tarja preta contam com uma restrição maior. Você sabe como age esse tipo de...

Como os calmantes atuam no sistema nervoso?

Logo após a ingestão, alguns remédios parecem transformar seu humor. Isso acontece porque medicamentos anti-estresse, anti-ansiedade e calmantes atuam no sistema nervoso. Mas você...

Calmante Natural x Calmante de Farmácia. Qual é o melhor?

Assim que uma crise de estresse ou ansiedade surge, a dúvida é imediata, calmante natural x calmante de farmácia? O que é melhor tomar? Antes de...