Categorias
Calmante Natural Sono

Qual é o melhor chá calmante para dormir

mulher dormindo com tapa olhos
Mulher dormindo com ajuda de tapa-olhos

O dia foi corrido e tudo que você quer é descansar. Então deita na cama e… nada! A insônia pode ser cruel. No entanto, com ajuda de um chá calmante para dormir, é possível controlar esse problema.

Na verdade, antes de pensar em procurar ajuda especializada para dormir, é importante que você aposte em substâncias e chás naturais. Dessa forma, você terá mais oportunidade de compreender o que está atrapalhando seu sono.

Confira nossas dicas a seguir!

Por que é importante apostar em chá calmante para dormir antes de usar remédios

chá calmante para dormir
Chá calmante para dormir

Você sabia que o ciclo menstrual afeta o sono de uma mulher? Dependendo do período do mês, é comum que elas sintam menos sono ou tenham dificuldade para adormecer. Apesar do incômodo, se trata de algo natural, do organismo mesmo, causado pelas alterações hormonais. Agora, imagine começar a tomar remédio para dormir nessa fase. Será absolutamente desnecessário se não houver outra condição atrapalhando o sono.

O que acontece é que a insônia pode ser passageira. A medicação só é recomendada para casos em que se torna crônica. Você sabe como determinar se é o seu caso?

Em geral, a insônia é dividida em:

  • transitória — quando dura poucos dias. Pode ser de origem emocional, quando há algum problema, por exemplo, ocupando a mente. Vale ainda para as que tem a ver com a oscilação hormonal feminina;
  • intermitente — é a que vai e vem. Você dorme bem por dois dias, passa três sem dormir direito, dorme bem por mais 5 e assim continua. Sua duração pode ser de algumas semanas, entre idas e vindas;
  • crônica — com episódios regulares, quase que diariamente, por mais de um mês. Quando mais se sofre do que se dorme. 

Como é importante que o organismo não seja dependente de uma substância para dormir, o remédio é considerado a última opção, funcionando como tratamento. A ideia é que não seja tomado por muito tempo, apenas durante as crises. Já o chá pode se tornar parte da sua rotina de sono, que é muito importante. 

Como escolher o melhor chá calmante para dormir

Um dos momentos mais subestimados por nós é o de ir para a cama. Na maioria das vezes, apenas desligamos a tevê ou o celular e pronto, queremos dormir. O que acontece, entretanto, é que nossa mente continua estimulada. É preciso criar um clima de desligamento gradual.

O chá calmante para dormir faz parte desse ritual. Desde o instante em que você aquece a água, escolhe o sabor, sente o calor na xícara, tudo contribui para que você entre no modo de sono.

Claro que se você tomar chá verde, vai acabar aumentando a insônia. Por isso, é importante escolher substâncias da lista seguir! 

Camomila

Camomila
Campo cheio de flores de camomila

Muito usada também para diminuir inflamações, a camomila diminui a ansiedade e é considerado um indutor do sono. Seu efeito está relacionado à presença de um antioxidante chamado apigenina. Dessa forma, essa substância age nos receptores relacionados a ansiedade e início do sono no seu cérebro. 

Um recente estudo norte-americano avaliou o uso do extrato de camomila por 28 dias em indivíduos com insônia. O resultado foi uma melhora de pelo menos 15 minutos no tempo para que pegassem no sono em comparação ao grupo que recebeu placebo. 

Valeriana

buquê de flores de valeriana
Um buquê de flores de valeriana

Utilizada há séculos, essa erva trata dores de cabeça, nervosismo e insônia naturalmente. Era muito usada durante a Segunda Guerra Mundial, para aliviar o estresse e a ansiedade de combatentes. Atualmente, segue como uma das mais populares nos EUA e Europa. No Brasil, é mais consumida em forma de cápsulas. 

Até o momento, não existem estudos científicos que expliquem sua ação por completo. A principal teoria é de que a planta aumenta os níveis de um neurotransmissor chamado de Ácido gama-aminobutírico. Quando em grande quantidade no organismo, esse ácido aumenta a sensação de sono. 

Lavanda

Lavanda
Plantação com flores de lavanda

Com um aroma muito característico, a lavanda é, sem dúvida, a número 1 em produtos de limpeza no Brasil. Entretanto, é utilizado desde a época dos gregos e romanos como calmantes de banho. Com origem mediterrânea, seu chá acalma os nervos e facilita o sono. 

Uma pesquisa realizada em Taiwan apontou que mulheres que beberam o chá e sentiram seu aroma por duas semanas, diariamente, sentiram menos cansaço. Além disso, há indícios de que diminui o ritmo cardíaco e facilita o sono em pelo menos 20 minutos, com seu consumo regular. E, o mais importante, contribui para a qualidade do sono. 

Passiflora

Flor de passiflora
Um close da flor de passiflora

Preparo com folhas, flores e galhos secos, o chá de passiflora é um aliado contra a ansiedade e a ausência de sono. 

Se consumido junto com a Valeriana, sua ação seria semelhante a do remédio chamado Ambien. Bastante popular contra a insônia, esse medicamento é usado para tratar o problema a curto prazo. No entanto, no caso do chá, pode ser consumido sem restrições, por não contar com efeitos colaterais indesejados. 

Vale dizer que o chá calmante para dormir deve ser consumido até meia hora antes de ir para cama. Assim, a substância natural terá tempo para agir. 

Que outras atitudes você pode tomar para dormir melhor

Mulher dormindo com expressão de alegria
Mulher dormindo com tranquilidade

Além do chá, vamos reforçar a importância de ter uma rotina de sono adequada. Quanto menos estímulos você tiver no seu quarto, por exemplo, menos distrações.

Outras atitudes que também ajudam:

  • tomar um banho morno cerca de 40 minutos antes de dormir;
  • fazer atividade física até 2h antes do sono;
  • não fazer refeições pesadas à noite;
  • evitar ambientes muito claros, deixando todas as luzes apagadas;
  • não usar o celular até 30 minutos antes de dormir;
  • fazer uma leitura leve.

Embora sejam bastante simples, junto com o chá calmante para dormir, esses hábitos contribuem muito para o relaxamento. E esse é um passo importante para conseguir que o sono chegue. E, principalmente, uma noite de sono de qualidade.

Você lembra de quando foi a última vez que dormiu muito bem? Tente pensar no que fez nesse dia. Mesmo que sejam apenas detalhes, será sua chance de definir a rotina de sono perfeita! Aproveite e deixe seu comentário contando para gente como foi! Sua dica pode ajudar mais gente a vencer a insônia. 

1 resposta em “Qual é o melhor chá calmante para dormir”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *