Qual o melhor calmante natural para ansiedade e insônia

711
Qual o melhor calmante natural para ansiedade e insônia
Qual o melhor calmante natural para ansiedade e insônia – Foto: oabprevgo.org.br

Não tem nada pior do que uma noite mal dormida. Às vezes nossa mente não consegue desligar é preciso de um calmante natural para ansiedade e insônia para conseguir relaxar. Mas você sabe exatamente o que funciona?

Embora existam muitas opções de remédios para dormir, o ideal é sempre começar com as receitas naturais. Nosso organismo tem fases em que está mais agitado e a medicação deve ser utilizada apenas quando a insônia for crônica.

Confira a seguir o que você pode fazer ou tomar para diminuir a ansiedade e a insônia!

No final do texto temos um link para receitas maravilhosas usando somente produtos naturais.

Tomar um banho quente

Sabe o que falta para muitos de nós? Um período de autocuidado. A pressão por estar sempre produzindo ou atento a tudo, impede que você relaxe. Por isso, o banho quente ao final da noite pode ser sua chance de relaxar e desligar a mente.

Não precisa ser nada muito demorado. Apenas crie um momento fixo para si mesmo. Pegue seu pijama, seu roupão, alguns cremes e crie um ritual. Mesmo que seja por 20 minutos, foque apenas no seu bem estar. A água quente vai dar conforto ao seu corpo e a preparação vai acalmar sua mente.

Preparar um chá de camomila

Não existe erva mais potente para relaxar do que a camomila. No entanto, é indispensável que você foque não apenas na bebida, mas também em seu preparo. Serão 5 ou 10 minutos focados em um objetivo simples. A ideia é que o calmante natural para ansiedade e insônia seja algo que você possa incluir no dia a dia.

O calor do chá na suas mãos, quando pega a xícara, antes de beber, é tão reconfortante quanto as propriedades presentes na erva. Todo o processo vai permitir que você esqueça do que te aflige.

Fazer meditação

A gente não faz ideia de como a meditação contribui para a saúde mental. Manter uma rotina regular, nem que seja com 5 minutos meditando, já faz diferença no organismo.

Se você estiver enfrentando uma fase de insônia, existe uma meditação auto-hipnótica que costuma ajudar. Funciona assim:

  • Inspire o ar por 8 segundos;
  • Segure o ar por 6 segundos;
  • Solte o ar por 8 segundo;
  • Repita por 5 vezes.

Tente concentrar sua mente apenas na respiração. Se você não estive bocejando já na terceira repetição, é porque não está devidamente concentrado.

Tomar extrato de valeriana

Uma substância natural que tem ganhado cada vez mais destaque é a valeriana. O extrato é preparado a partir de sua raiz. Pesquisas científicas em andamento já apontaram que a planta age diretamente nos receptores de serotonina e melatonina, responsáveis pelo sono.

Você pode consumir o chá cerca de 1h antes de ir para a cama. Não é uma erva que vai te fazer dormir na hora, mas que vai estimular sua capacidade de desligar e sentir bem estar.

Portanto vale dizer que se você não conseguir dormir por mais de 3 dias ou tiver episódios muito seguidos de insônia, é importante procurar ajuda especializada. Pode ser que a falta de sono seja um aviso do corpo para outra condição que precisa ser investigada!

Calmante natural para combater a ansiedade e insônia

Dica exclusiva: Ao longo do ciclo menstrual da mulher, há dias em que a insônia acontece por motivos hormonais. Portanto se for o seu caso, observe quais dias do mês são mais difíceis para dormir e prepare um ritual específico para esses dias! Tomar chá de hortelã ajuda tanto a relaxar quanto diminui o estresse para a chegada da TPM.

Talvez te interesse:

 

2 COMENTÁRIOS

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here