Qual o melhor calmante natural para cachorro

60
Qual o melhor calmante natural para cachorro
Qual o melhor calmante natural para cachorro – Foto: Petz

Você pode amar muito seu pet, no entanto, às vezes ele passa por fases de estresse que são desafiadoras. Nesses momentos, é importante saber qual é o melhor calmante natural para cachorro ou gato, dependendo de qual bichinho você tem em casa.

Em geral, as substâncias que são utilizadas para acalmar humanos costumam ter eficácia também para os animais. Entretanto, é preciso tomar cuidado com a dose para não causar efeitos colaterais. Confira a seguir nossas dicas do que seu pet pode tomar!

Descubra o motivo do estresse do animal antes de acalmá-lo

Antes de falar sobre o que pode trazer calma, é importante identificar o fator de nervosismo. É natural que um filhote recém chegado chore durante a noite, por exemplo. No entanto, é preciso investigar quando o comportamento do gato ou cão muda de uma hora para outro.

Há situações como fogos de artifício, ausência do dono, convívio com estranhos, que podem funcionar como gatilho para um comportamento de estresse. O ideal é tentar eliminar essa fonte e utilizar os calmantes naturais como um tratamento temporário.

Saiba qual é o melhor calmante natural para cachorro e gato

Infelizmente, muitos cuidadores acabam dando remédio para que gatos e cachorros durmam e fiquem quietos. Essa prática pode ser considerada crueldade se houver exageros. É mais indicado usar substâncias naturais mais leves, que vão acalmar sem derrubar o animalzinho.

Dentre os mais eficientes e seguros estão:

  • valeriana: sem efeitos tóxicos, a valeriana é uma erva com potente poder calmante. Para os pets, é mais fácil fornecer seu extrato, em gotas, na comida. A média é de 10 a 20% da quantidade que um humano tomaria;
  • camomila: a plantinha mais utilizada em chás para acalmar também pode ser consumida por cães e gatos. Além de diminuir o estresse, também melhor problemas digestivos, comuns em pets muito nervosos. Dilua 1 xícara de chá em 1 xícara de água e coloque no bebedouro do animal;
  • lavanda: essa pode ser mais fácil de oferecer para o bichinho de estimação. A lavanda fornece um aroma cientificamente capaz de acalmar. Como não é preciso ingerir, basta colocar algumas gotinhas em um local onde o cachorro ou gato costuma cheirar. O mais comum é na casinha ou cama.

Cuide do seu cachorro com alternativas naturais

Vale dizer que nenhuma dessas substâncias, mesmo que naturais, podem ser oferecidas a animais em gestação ou lactação. A liberação do veterinário é sempre essencial.

Outro ponto importante é que é preciso observar atentamente os resultados desse tipo de intervenção. Se a erva causar insônia no cachorro, pode ser importante ajustar sua dose ou dividi-la em duas vezes. Caso o pet passe a tarde dormindo, por exemplo, é natural que fique em estado de alerta durante a noite.

Também é preciso ter em mente que o comportamento do pet é muito semelhante ao dos donos. Se você tiver uma rotina muito corrida, sem parar, essa postura vai refletir no animal. Além disso, é indispensável compreender que as reações de um bichinho de estimação são natas. Você deve utilizar o melhor calmante para cachorro ou gato como um aliado, não uma maneira de minar sua natureza.

 

Dica exclusiva: Sabe qual é uma solução simples e eficaz em 80% dos casos? Passear com o animal ajuda a gastar sua energia acumulada. Principalmente para pets que ficam muito tempo fechados em casas ou apartamentos, o melhor remédio natural é permitir que ele consiga se cansar para então descansar adequadamente. Caso contrário, vai permanecer estressado e agitado por não conseguir descarregar seus impulsos.

Conheça os melhores calmantes naturais para cachorro!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here