19.7 C
São Paulo
segunda-feira, Maio 11, 2020
Início Remédios Naturais Remédio caseiro para dor de ouvido

Remédio caseiro para dor de ouvido

- Advertisement -

mulher sentindo dor de ouvido
A dor de ouvido pode ser incapacitante quando não tratada

Não importa a idade, a dor de ouvido pode ser cruel. E em tempos de coronavírus, nem sempre é indicado correr para o hospital quando ela aparece. É por isso que os remédios caseiros voltaram a ganhar força.

- Advertisement -

O que acontece é que às vezes não se trata de uma doença, mas de algum desconforto passageiro. A questão é que geralmente acontece quando você não pode fazer nada.

Para te ajudar nessas situações, resolvemos falar sobre o assunto hoje. Confira!

Saiba quando usar remédio caseiro para dor de ouvido

criança sentindo dor de ouvido
Principalmente crianças precisam de ajuda para amenizar sua dor de ouvido

Você já sentiu seu ouvido estourar ao ir para o litoral? A mudança de altitude costuma transformar a pressão do ar e pode causar algum desconforto no ouvido. Além disso, infecções são muito comuns por diferentes razões.

A verdade, porém, é que muitas situações escondem o verdadeiro motivo por trás da dor de ouvido. Até mesmo uma dor de dente pode ser facilmente confundida. O ideal é, qualquer que seja a motivação, nunca utilizar medicamentos por conta própria.

No entanto, a verdade é que às vezes a dor é tão grande que você precisa fazer alguma coisa para aliviar, mesmo que temporariamente. E existem receitas caseiras que funcionam.

Confira 5 receitas caseiras contra a dor de ouvido

Embora a medicina tenha muitas opções para a dor, é importante não interferir em processos dolorosos sem indicação especializada. Contudo, o uso de substâncias naturais pode ser uma aliada nesse processo. Veja exemplos do que fazer!

1.Compressa com chá de camomila

xícara de chá de camomila
O chá de camomila ajuda a combater a dor de ouvido por meio de compressas

As compressas de água quente são grandes aliadas contra dores. Para acalmar a dor de ouvido especificamente, o chá de camomila é ainda melhor.

Com propriedades calmantes, a camomila possui um efeito relaxante que diminui muito o desconforto. Além disso, possui efeito descongestionante. Se a dor for causada por secreções, a irritação vai reduzir bastante em questão de horas. Não se trata de uma solução definitiva, mas de uma forma de amenizar o problema.

2. Alho

O alho é muito usado há anos como alívio para a dor. Algumas pesquisas apontam que o tempero tão comum na cozinha também serve para combater infecções.

Se você quiser pingar algumas gotinhas no ouvido, é preciso aquecer antes. Separe um ou dos dentes de alho e coloque em uma colher com óleo de gergelim. Leve essa colher para esquentar na chama do fogão mesmo por cerca de 2 minutos. Espere refrescar e pingue uma ou duas gotinhas. Essa mistura não substitui antibióticos ou outros tratamentos.

3. Leite materno

bebê dormindo
O leite materno é o principal remédio que um bebê precisa

Para os bebês, o leite materno é tudo que a criança precisa. E há quem acredite que suas propriedades funcionam também para dor de ouvido. Será?

Indicado principalmente para crianças, o leite da mãe deve ser pingado no ouvido em pequenas quantidades. De uma ou duas gotinhas, no máximo. Não há comprovação científica sobre sua ação. Entretanto, muitas famílias garantem que ajuda a diminuir o desconforto até a procura por ajuda especializada.

4. Chiclete

Se a dor de ouvido acontecer em uma viagem, o motivo costuma estar relacionado à pressão atmosférica. Essa reação costuma dispensar a necessidade de medicamentos.

No entanto, para ajudar a reduzir a sensação de agulhada, entupimento ou dor, o chiclete é um ótimo aliado. Se a dor aparecer depois ou durante uma viagem de avião, por exemplo, mascar chiclete ajuda a reduzir a pressão e ‘quebrar’ a sensação de dor que acomete a audição.

5. Sono

bebê dormindo após dor de ouvido
Dormir do lado que não está doendo ajuda a diminuir a pressão

Sim! Dormir bem é um aliado contra a dor de ouvido, sabia? Escolher a posição correta ajuda a minimizar as dores ou agulhadas.

O ideal em crises é colocar a cabeça em dois ou mais travesseiros. Assim, o ouvido com dor vai ficar acima do restante do corpo. Se você está com infecção no ouvido direito, durma em cima do esquerdo. Quanto menos pressão na região, menos dor. Vale tentar diferentes posições antes de compreender a que funciona melhor.

Vale reforçar que as receitas caseiras para dor de ouvido são aliadas pontuais. Na prática, isso significa que não devem substituir o tratamento médico e nem medicamentos devidamente prescritos.

Entenda quando buscar ajuda especializada contra a dor de ouvido

mulher com compressa no rosto
A dor persistente precisa ser avaliada pelo médico

Sempre que qualquer dor, seja dor de ouvido ou de outra parte do corpo, durar por mais que dois ou três dias e não tiver motivação clara, é importante buscar ajuda. Pode acontecer, por exemplo, de uma criança passar horas na piscina e sentir um desconforto por causa da água e do cloro. Se essa sensação apenas uma noite, não há porque procurar o médico.

Contudo, se após o banho de piscina essa dor se tornar persistente, o atendimento especializado é importante. Mesmo que seja só por causa do cloro, talvez seja necessário tomar um medicamento que diminua o risco de infecção, por exemplo.

Da mesma forma, após uma viagem, é natural que a pressão incomode os ouvidos. Contudo, se a dor for insistente, o médico terá condições de dizer se se trata de um problema simples ou mesmo se o tímpano foi afetado de alguma forma.

Em resumo, a dor de ouvido pode ter diferentes motivações. E sempre que tiver uma duração maior, exige cuidados. Mas antes de poder consultar o médico ou para diminuir o problema temporariamente, existem remédios naturais eficientes. Com um pouco de cuidado e sabedoria antiga, dá para diminuir o desconforto.

Você tem alguma outra dica do que ajuda a reduzir essa dorzinha tão chata e comum? Deixe um comentário falando sobre como a sua família costuma lidar com esse problema. É sempre importante conhecer as tradições que funcionam!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Qual calmante grávida pode tomar?

A espera por um bebê pode ser tanto doce quanto atribulada. Saber qual calmante grávida pode tomar é essencial para ajudar nesse momento, sabia? O...

O que é bom para ajudar a dormir?

Ter uma boa noite de sono virou sinônimo de ostentação. Felizmente, existem truques para ajudar a dormir bem sem precisar de remédios, sabia? Embora as...

Remédio para dormir. Confira os 10 melhores!

Tem quem diga que atualmente é ostentação que não usa remédio para dormir. E é bem verdade que o sono mudou, assim como a...

Remédio caseiro para dor de ouvido

Não importa a idade, a dor de ouvido pode ser cruel. E em tempos de coronavírus, nem sempre é indicado correr para o hospital...

Melhor remédio caseiro para dor de dente

Não existe nada pior do que dor de dente. E em tempos de corona vírus, a maioria das pessoas sequer pode ir ao dentista....

O que é Rivotril e seus efeitos

Quem já passou por algum tipo de problema na saúde mental, com certeza sabe o que é Rivotril. Mas, será que além de entender...

O que são calmantes tarja preta?

Todo remédio precisa de indicação médica. No entanto, os calmantes tarja preta contam com uma restrição maior. Você sabe como age esse tipo de...

Como os calmantes atuam no sistema nervoso?

Logo após a ingestão, alguns remédios parecem transformar seu humor. Isso acontece porque medicamentos anti-estresse, anti-ansiedade e calmantes atuam no sistema nervoso. Mas você...

Calmante Natural x Calmante de Farmácia. Qual é o melhor?

Assim que uma crise de estresse ou ansiedade surge, a dúvida é imediata, calmante natural x calmante de farmácia? O que é melhor tomar? Antes de...