Descubra qual o melhor Calmante Natural Para Dormir?

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Qual o melhor Calmante Natural Para Dormir
Qual o melhor Calmante Natural Para Dormir – Foto: MissFit

Muitas são as dúvidas na hora de escolher o melhor Calmante Natural Para Dormir. E não é para menos, uma vez que mesmo sendo natural cada um pode ter uma contraindicação.

É sempre bom ficar muito atento a esses fatores, pois nem todo produto natural que faz bem para uma pessoa, pode fazer bem para outra pessoa ou mesmo para você.

Um bom exemplo são os calmantes naturais que também baixam a pressão sanguínea.

Esse tipo de calmante é favorável para quem tem problemas de pressão alta, mas pode ser um risco para quem sofre de pressão baixa.

Se você veio até aqui para descobrir qual o melhor Calmante Natural Para Dormir não se preocupe, pois veio ao local certo.

Calmante Natural Para Dormir

Muitos são os tipos de calmantes naturais que ajudam na hora de dormir, mas a primeira coisa que é preciso ser feito é descobrir o motivo pelo qual você está tendo dificuldades em pegar no sono.

Se for por ansiedade, o Calmante Natural Para Dormir será um, se for insônia, será outro.

Então primeiro identifique qual a sua dificuldade para depois buscar o calmante natural mais indicado.

Abaixo dividimos os calmantes por tipos e benefícios para facilitar o encontro do mais indicado para você. Confira:

  1. Camomila;
  2. Passiflora;
  3. Melissa;
  4. Erva-cidreira;
  5. Lavanda;
  6. Melatonina.

Abaixo explicamos como funciona cada uma delas.

1 – Camomila

A Camomila é muito utilizado por quem tem dificuldades em dormir devido à ansiedade.

Ela é inclusive indicada para se tomar quando se está muito ansiosa para determinada ocasião, como uma apresentação no trabalho ou uma prova importante na faculdade, por exemplo.

Também é muito eficaz para auxiliar no relaxamento muscular depois de um dia muito tenso e que dificulta a chegada do sono.

Além disso ela também ajuda a combater problemas estomacais e até mesmo enjoos.

O indicado é tomar uma xícara de chá de camomila 30 minutos antes de se deitar.

2- Passiflora

Para quem não conhece Passiflora esse é nome dado a flor-de-maracujá. Todos já conhecem os benefícios do maracujá para relaxar e também trazer o sono para a pessoa.

A Passiflora por ser a flor do maracujá traz esses benefícios porém de forma mais concentrada, além de auxiliar em outros problemas também.

Além de auxiliar para dormir ela também melhora a qualidade do sono.

Ou seja, pode dar adeus aquelas noites tumultuadas onde você acorda várias vezes seguidas e quando levanta pela manhã tem a sensação de estar mais cansada do que quando se deitou.

Ela também melhora o humor de uma forma geral, diminui a pressão arterial (quem tem pressão baixa não deve tomar sem consultar primeiro um médico) e auxilia a manter o foco.

Por fim, reduz a ansiedade e ajuda até mesmo a diminuir os ‘calorões’ da menopausa.

Tome o chá 30 minutos antes de ir dormir.

3 – Melissa

A Melissa é um bom Calmante Natural Para Dormir, uma vez que combate vários dos problemas que levam a pessoa a ter problemas em pegar no sono.

Ela combate a ansiedade, o estresse e também ajuda no relaxamento muscular, se tornando quase que um ‘calmante universal’ uma vez que serve para quase todos os problemas ligados ao sono.

Talvez você inclusive já tenha visto algum de mais idade (sua mãe, avó ou algum outro parente mais velho) oferecendo água de Melissa para alguém muito nervoso.

Se você optar pelo chá não beba mais do que uma xícara por dia e no mínimo 30 minutos antes de deitar para dormir.

4 – Erva-cidreira

A Erva-cidreira é também outra grande conhecida de muita gente e não é para menos pois ela traz muitos outros benefícios além de promover o sono.

Ela ajuda a tranquilizar pessoas, deixando elas menos ansiosas (ou nervosas) e relaxando a musculatura do corpo.

Outros benefícios que ela traz são:

  • Diminuição das cólicas menstruais;
  • Diminuição das cólicas estomacais ou intestinais;
  • Diminui a tosse;
  • Diminui os gases e combate a prisão de ventre;
  • Combater as dores de cabeça.

Se você não consegue dormir por algum desses problemas citados acima (afinal, as dores físicas também trazem dificuldade na hora de tentar dormir), esse chá é excelente para você.

Beba uma xícara 30 minutos antes de dormir para facilitar o sono.

Se você tiver um desses outros problemas pode tomar uma xícara também pela manhã ainda em jejum.

5 – Lavanda

A Lavanda também é um Calmante Natural Para Dormir, mas esse não é para ingerir.

O óleo de lavanda pode ser utilizado no travesseiro que você utiliza para dormir, aromatizando ele.

Sua função calmante também combate a insônia ou dificuldade para dormir e é recomendado inclusive para gestantes, lactantes ou bebês.

Você pode incluir ela em um vaporizador de ambiente ou mesmo comprar aqueles aromatizantes de tomada para liberar seu aroma no ambiente, fazendo assim você relaxar e pegar no sono.

Ele também facilita para ter uma melhor noite de sono e quando utilizado no ambiente auxilia na cura de problemas respiratórios.

Por fim o óleo de lavanda também é um excelente antisséptico e cicatrizante, muito bom para utilizar em machucados na pele.

6 – Melatonina

Melatonina é algo que o nosso próprio corpo produz quando estamos no escuro e uma de suas funções é ‘trazer’ o sono para pessoa.

Porém, dependendo da situação nem sempre isso é possível. Por isso existem comprimidos de baixa dosagem que não necessitam de prescrição médica para serem comprados (comprimidos de 1 mg).

Se você está com dificuldades para dormir pode fazer uso desses comprimidos.

Mas, mesmo sem precisar de prescrição médica é importante consultar um profissional antes de começar a tomar Melatonina.

Considerações finais

Como você pode ver, todos os chás são indicados para serem tomados no mínimo com 30 minutos de antecedência a você ir deitar.

Isso serve para que o seu corpo tenha tempo para começar a absorver as capacidades naturais de cada chá, e dessa forma começar a fazer efeito.

Enquanto espera fazer efeito, algumas coisas que você pode fazer para facilitar o seu sono são:

  • Tomar um banho morno;
  • Desligar as luzes e aparelhos eletrônicos (como celulares, tablets e etc), pois o escuro ativa a produção de melatonina no corpo;
  • Fazer uma refeição leve.

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