Calmante natural na gravidez. Como escolher o melhor?

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Calmante natural na gravidez. Como escolher o melhor?
Calmante natural na gravidez. Como escolher o melhor? – Foto: Blog Grão de Gente

A gestação é um período lindo para a maioria das mulheres. No entanto, pode ser também um pouco estressante. Procurar um calmante natural na gravidez pode ser importante. É um jeito de não deixar que nada atrapalhe essa fase tão marcante da vida.

A questão é que nem sempre é fácil saber o que pode ou não tomar. Como tudo que você consome afeta o bebê, é preciso ter muito cuidado. Não dá para apostar nos medicamentos prontos, por exemplo, sem que o médico tenha receitado. É imprescindível escolher apenas receitinhas naturais. E é sobre elas que vamos falar hoje!

Entenda o que fazer antes de tomar calmante

O ideal é que você nunca precise tomar calmantes durante a gestação. Então antes de partir para as receitas naturais, existem atitudes simples que podem te ajudar. A meditação, por exemplo, contribui muito para a tranquilidade de qualquer pessoa.

Procure um lugar calmo onde você possa se sentar. De preferência não muito perto de janelas ou portas que possa te distrair. Sente com a postura ereta, encostando os pés no chão. Coloque as mãos no colo ou sob a barriga mesmo e feche os olhos. Comece então a focar na respiração. Puxe o ar em 6 segundos, segure por 3 segundos e expire também em 6 segundos.

Contudo tente manter sua mente apenas na respiração. Sempre que começar a pensar em alguma coisa, volte seu pensamento para o respirar. Se você conseguir fazer isso por 5 minutos, já vai conseguir relaxar.

Saiba como escolher o melhor calmante natural na gravidez

Se a meditação não funcionou, escolha apenas substâncias que são liberadas pelo ginecologista. Se tiver alguma dúvida, não tome!

Existem certos chás naturais que costumam ser liberados e podem ser tomados sem medo, veja quais:

  • suco de maracujá — você pode beber um pouco do suco, de preferência sem açúcar ou não muito doce, quando se sentir muito estressada. A fruta faz parte do grupo passiflora, com propriedades calmantes. Mas não tome o chá de folha de maracujá, que pode fazer mal para o bebê;
  • chá de erva-doce — desde a sensação de calor nas mãos até o gostinho familiar do chá são excelentes para trazer calma. A erva-doce também ajuda na digestão, o que é outro problema comum entre as grávidas, podendo levar a irritação;
  • chá de camomila — com suas propriedades reconhecidas pela ciência, a camomila deve ser evitada no último trimestre, pois atua aliviando cólicas e ninguém quer camuflar sintomas, não é mesmo? No entanto, é uma boa opção para beber de vez em quando, especialmente para as futuras mães que têm insônia no início da gravidez;
  • florais — embora não tenham comprovação científica, os florais possuem uma atuação muito elogiada no controle do humor. Se você quer uma versão personalizada, pode mandar manipular. Mas também existem opções prontas e seguras que você pode pingar na água ou na língua, uma ou duas vezes ao dia.

Cuidados Necessários com Calmantes na Gravidez

Portanto é importante reforçar que mesmo substâncias naturais precisam ser aprovadas pelo médico. Como você pode ter alguma condição diferente, no seu organismo, é preciso ficar atenta e não continuar tomando se ficar muito sonolenta.

Para encerrar, vale dizer também que é essencial descobrir quais são os gatilhos do seu nervosismo. No entanto tentar eliminar a causa da preocupação e da ansiedade vai ajudar muito a ter uma gestação mais tranquila. O calmante natural na gravidez é um aliado para melhorar os sintomas, mas será ainda melhor se puder prevení-los!

 

Dica Exclusiva para combater o nervosismo:

Uma maneira simples de diminuir o ápice do nervosismo é tomar um copo de água calmamente. Ficar desidratado eleva os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Contudo ao beber a água, você vai se concentrar em um outra coisa além do seu problema e ainda garantir que seu organismo está bem hidratado.

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