Abacate na alimentação funcional com ação calmante natural
Abacate na alimentação funcional com ação calmante natural

O tratamento de diversas doenças psíquicas pode receber o auxílio de uma alimentação equilibrada. O abacate possui propriedades calmantes naturais, pois é rico em magnésio, o que ajuda no relaxamento, ele deve ser consumido diariamente.

Hoje em dia, muito se tem falado sobre a alimentação funcional. O poder dos alimentos vai além de somente suprir necessidades nutricionais e pode ajudar no funcionamento intestinal, no seu estado de espírito e até nas doenças causadas pela mente.

Insônia, ansiedade, agitação e estresse são problemas que podem ter seus efeitos reduzidos com uma dieta balanceada. Certas frutas e verduras possuem substâncias capazes de induzir ao relaxamento e causar bem-estar.

Descubra se o Abacate age como calmante natural

Confira agora alguns alimentos ricos em substâncias que te ajudarão a fugir do estresse.

  • Maracujá

Maracujá é o calmante natural mais conhecido do mundo
Maracujá é o calmante natural mais conhecido do mundo

Essa dica já é conhecida mas merece fazer parte desta lista. A fruta é composta por passiflora, que é conhecida como um calmante natural. Além disso, possui substâncias antioxidantes. A recomendação diária para ingestão da fruta é de, no máximo, duas xícaras de suco concentrado por dia. Entretanto para não haver sonolência, você deve ingerir as porções de maneira espaçada, uma vez pela manhã e outra vez à tarde ou no início da noite. Tomar uma dose maior poderá causar muito sono e atrapalhar as suas atividades diárias, então tenha cuidado.

  • Camomila

O chá de camomila é outro conhecido do público. Por isso fica a pergunta: Quem nunca tomou uma xícara em um momento de nervosismo? A planta possui propriedades calmantes chamadas de lactonas e alfa bisabolol. Não há problemas em tomar o chá todos os dias, em especial na hora de dormir. Uma xícara por dia já é suficiente.

  • Leite

Rico em cálcio, ajuda a eliminar os sintomas de depressão. Deve ser ingerido à noite ou antes de dormir.

  • Alface

As folhas de alface possuem lactucina, substância responsável por causar sono, além do magnésio, que é muito benéfica porque relaxa os músculos. Alface pode ser consumida diariamente na salada e também por meio de chás da folha.

  • Farelos de aveia

Os farelos de aveia possuem magnésio e, por isso, promovem a sensação de relaxamento e induzem ao sono. Consumindo ao menos uma colher de sopa de aveia por dia, você pode usufruir dos benefícios do alimento.

  • Frutas vermelhas

São ricas em Vitamina C, nutriente importante para combater o estresse. Pode ser consumida diariamente, uma ou duas porções por dia.

  • Ostras

Esse fruto do mar, além de afrodisíaco é calmante pois possui zinco. Se você consumir cinco unidades, já terá ingerido metade da quantidade necessária de zinco por dia.

  • Abacate

O abacate é um excelente calmante natura, pois possui magnésio, para auxiliar no relaxamento, e beta sitosterol, para regular o hormônio cortisol, responsável pelo estresse. Deve ser consumido diariamente, desde que na quantidade máxima de duas colheres de sopa por dia, pois é uma fruta extremamente calórica.

  • Frutas cítricas

Portanto o ideal é ingerir uma porção diariamente. Essas frutas possuem nutrientes que são capazes de diminuir o estresse, a sensação de cansaço e a irritabilidade.

  • Banana

A preferida dos atletas também é fonte de magnésio, que maximiza a sensação de relaxamento.

  • Oleaginosas

Outras fontes de magnésio. A quantidade diária deve ser pequena pois são gordurosas. Auxiliam na redução do estresse e são indutores do sono.

  • Chocolate meio amargo

Possui a substância feniletilamina, responsável por favorecer a sensação de bem-estar. Além disso, auxilia na diminuição do nível de estresse.

Conheça seus limites

É importante lembrar: Nenhuma dica ou receita fornecida aqui substitui uma consulta com um médico psiquiatra ou uma terapia com um psicólogo.

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Entretanto, JAMAIS abandone um tratamento de saúde sem conversar com o seu médico.

Contudo o objetivo do texto é auxiliar em situações menos graves e causadas pelo estresse da rotina diária.

No entanto casos clínicos devem ser analisados por um profissional de saúde que prescreverá o tratamento adequado.

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