7.1 C
Alba Iulia
sábado, novembro 9, 2019

Criança com dor de cabeça: existe enxaqueca infantil?

Destaques

Por que meu bebê não dorme?

Uma das reclamações de muitas mães é que o bebê não dorme. Realmente esse problema é muito comuns entre...

Como combater a ansiedade na gravidez?

Você está sofrendo de ansiedade na gravidez? Quer saber como combater esse problema? Se sim, continue conosco que vamos te...

O que são ansiolíticos Naturais Fortes?

Você sabe o que são ansiolíticos naturais fortes? Talvez por esse nome não, mas garanto que você já tomou...
- Publicidade -
- Publicidade -

criança com dor de cabeça
1 a cada 5 crianças têm dor de cabeça (Imagem: Envato)

Em muitos casos, a criança com dor de cabeça pode ser apenas uma simples desculpa para não fazer alguma coisa ou ir à escola. No entanto, há situações em que se trata de um problema de verdade. Embora não seja comum, existe enxaqueca infantil, uma versão ainda mais intensa da dor.

Na verdade, estatísticas sobre a ocorrência de dores de cabeça indicam que uma a cada 5 crianças têm dor de cabeça. E 5% sofre com crises de enxaqueca já a partir dos 4 anos. Impressionante, não é?

Vamos entender melhor do que se trata e como lidar com essa doença?

O que causa dor de cabeça em crianças e adolescentes

Na maior parte dos casos, uma criança com dor de cabeça sofre com algum gatilho bem específico. Resfriados, infecções, inflamações e febre podem causar a dor. Embora não estejam relacionadas, problemas na garganta, por exemplo, têm potencial para afetar outras partes do corpo.

Dores de cabeça tensionais também são comuns. Embora a rotina infantil seja menos atribulada do que a de adultos, não significa que seu dia também não possa ser cansativo.

Imagine uma menina ou menino de 6 anos que vai para a escola com uma van escolar. Geralmente, isso significa que terá que sair mais cedo e passar para buscar alguns colegas. Esse tempo dentro do carro, tanto na ida como na volta, é cansativa especialmente para a mente.

Para quem sofre com dores frequentes, acima de 3 vezes na semana, precisa de um acompanhamento especializado, buscando alternativas para diminuir a ocorrência de incômodos.

Por que criança pode ter enxaqueca

urso representando o conceito de enxaqueca
A genética dos pais pode fazer com que a criança tenha enxaqueca (Imagem: Envato)

Com a enxaqueca, a história é diferente. Ainda não existe uma explicação científica sobre os motivos que levam uma criança a ter enxaqueca e outra não. O que se sabe até o momento é que a doença está relacionada a mudanças físicas e químicas no cérebro.

A genética é também muito relevante. A cada 7 entre 10 crianças cuja mãe ou pai têm histórico de enxaqueca, costumam desenvolver problemas similares.

Os gatilhos, nesse caso, são mais variados. Fadiga, luzes muito claras, mudanças na temperatura, entre outros, funcionam como gatilho. Há casos inclusive de alunos que fazem aula de balé ou circo, que desenvolvem as crises. Apesar de ser impossível determinar a origem, os movimentos estariam diretamente relacionados às crises.

Outras razões comuns são:

  • estresse;
  • ansiedade;
  • depressão;
  • mudanças no padrão de sono;
  • barulho;
  • certos alimentos;
  • exposição ao sol;
  • alterações hormonais e
  • ciclos menstruais.

Também é preciso ficar atento a questões relacionadas à visão e à postura. O esforço inadequado exigiria demais do organismo.

Como diagnosticar criança com dor de cabeça ou enxaqueca

criança com dor de cabeça
Outras enfermidades podem causar dor de cabeça (Imagem: Envato)

Embora seja possível acompanhar os sintomas em casa, é importante buscar ajuda especializada. Para formar o diagnóstico, serão precisos detalhes como:

  1. frequência das crises;
  2. tipo de dor;
  3. o que parece funcionar como gatilho.

A partir daí, serão feitos diferentes tipos de testes. Uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética vão ajudar a compreender se há alguma alteração cerebral causando as dores.

Uma vez que o motivo da enxaqueca seja determinado, o médico vai dar orientações sobre como lidar com as crises. No entanto, vale dizer, que os remédios nem sempre são indicados nessa fase inicial. Mudanças comportamentais e remédios naturais são sempre o ponto de partida.

Quais remédios naturais ajudam a criança com dor de cabeça ou enxaqueca

Quando a dor de cabeça infantil for de origem tensional, os remédios naturais são ainda mais eficientes. O chá de camomila, por exemplo, está no topo da lista de substâncias que contribuem para diminuir o estresse. Especialmente para menores de 6 anos, um chá quente também estimula a sensação de segurança. Ainda mais se for preparado pelos pais. Esse cuidado psicológico é também muito relevante.

Já para a enxaqueca, pode ser preciso utilizar um tratamento natural mais completo. Além do chá, os óleos essenciais contribuem para estabilizar as crises.

Um óleo de alfazema ou valeriana têm ação calmante, podendo reduzir os estímulos que atuam como gatilho.

Para crianças que ainda não sabem se a dieta causa a dor, é importante também abusar da hortelã. O chá preparado com folhas in natura acalmam o estômago, prevenindo enjoos e alterações que causam a enxaqueca.

Quais os melhores cuidados para prevenir a dor de cabeça e a enxaqueca infantil

xícara de chá de camomila
O chá de camomila ajuda a combater os sintomas (Imagem: Envato)

Como as crianças nem sempre têm controle de sua rotina, é importante que os pais façam esforço para diminuir a ocorrência de crises. E isso inclui, antes de tudo, ficar atento a tudo que cerca os filhos.

É importante manter uma atenção especial à alimentação. Doces, iogurtes e guloseimas tendem a  ter uma quantidade grande de conservantes, por exemplo. Da mesma forma, bebidas como refrigerante e café contêm cafeína, substância que age como estimulante e está diretamente relacionada ao aparecimento da enxaqueca.

Dentre os hábitos infantis, até mesmo as brincadeiras devem ser monitoradas. Passar horas brincando debaixo do sol é um dos motivos mais comuns para as dores simples. E mesmo para as crises de dor crônica, a ação solar é relevante. Assim, é indispensável evitar a exposição ou, ao menos, utilizar protetor solar e bonés ou chapéus.

Quando explicar para a criança o que está acontecendo

Embora não pareça, desde pequenas as crianças já possuem poder de assimilação. Ainda que a comunicação infantil não esteja 100% desenvolvida, é importante conversar sobre possíveis limitações.

Se seu filho tem crises após correr muito ou porque comeu doces, converse sobre como isso está causando a dor. Mesmo que precise repetir mais de uma vez, será um jeito de criar consciência lentamente a respeito do autocuidado e da prevenção.

Principalmente a partir dos 4 anos, o conhecimento sobre o que se passa ao seu redor é determinante para que as crises sejam evitadas ao máximo. Lembrando sempre que é importante prevenir para não ter que apelar a remédios sintéticos antes da hora.

Você tem um filho ou parente que sofre com enxaqueca? Ou tem contato com uma criança com dor de cabeça frequente? Deixe um comentário falando sobre sua experiência no assunto! Teremos prazer em conhecer sua história e ouvir sua opinião!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Por que meu bebê não dorme?

Uma das reclamações de muitas mães é que o bebê não dorme. Realmente esse problema é muito comuns entre...
- Publicidade -

Por que meu bebê não dorme?

Uma das reclamações de muitas mães é que o bebê não dorme. Realmente esse problema é muito comuns entre os bebês e podem ocorrer...

O que é um Ansiolítico Natural

Você procura um ansiolítico natural forte? Se sim saiba que veio ao local certo, vamos falar aqui de alguns dos melhores. Aliás, você sabe o...

O que são ansiolíticos Naturais Fortes?

Você sabe o que são ansiolíticos naturais fortes? Talvez por esse nome não, mas garanto que você já tomou pelo menos um (ou vários)...

Grávida pode tomar calmante para dormir?

Uma das perguntas mais repetidas na internet sobre calmantes naturais está relacionada a gravidez. Uma busca muito realizada principalmente entre as mulheres é "Grávida...

Descubra qual o melhor Calmante Natural Para Dormir?

Muitas são as dúvidas na hora de escolher o melhor Calmante Natural Para Dormir. E não é para menos, uma vez que mesmo sendo...

Alimentos que funcionam como ansiolítico natural

A tensão do dia a dia tem sido a principal razão das crises de ansiedade. É por isso que precisamos cuidar melhor de nossa...

Calmantes para Ansiedade. Descubra os melhores!

Uma recente pesquisa realizada Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou um dado impressionante: o Brasil é o país mais ansioso do mundo! Não é...

O que são calmantes naturais e seus benefícios

Você sabia que existem uma variedade muito grande de calmantes naturais cada um com seus benefícios específicos? É comum pensarmos que quando se fala em...

Melhor calmante natural para bebês

Eles são uma gracinha, mas também podem ser bastante nervosos. Um bom calmante natural para bebês pode ajudar bastante as mamães que não saibam...

Aprenda qual é o melhor calmante para cachorro

Quem tem um animalzinho de estimação sabe como eles podem sofrer com algum barulho ou situação estressante. Por isso, buscar um calmante para cachorro,...

Calmantes naturais para ansiedade

  Se você veio até aqui procurando por calmantes naturais para ansiedade você veio ao lugar certo, pois temos as melhores dicas. Aqui vamos falar de...

Chá de Valeriana emagrece?

Você conhece o chá de Valeriana e seus benefícios? Quer saber se realmente o Chá de Valeriana emagrece? Então acompanhe esse artigo, pois vamos...

Talvez te interesse também 😉

Technology

Por que meu bebê não dorme?

Uma das reclamações de muitas mães é que o bebê não dorme. Realmente esse problema é muito comuns entre os bebês e podem ocorrer...

Como combater a ansiedade na gravidez?

Você está sofrendo de ansiedade na gravidez? Quer saber como combater esse problema? Se sim, continue conosco que vamos te ajudar. A ansiedade na gravidez é...

O que são ansiolíticos Naturais Fortes?

Você sabe o que são ansiolíticos naturais fortes? Talvez por esse nome não, mas garanto que você já tomou pelo menos um (ou vários)...

Melhor calmante para bebê dormir

Calmante para bebê dormir qual será o melhor? Aliás, bebês podem tomar calmante? Essas e outras dúvidas você tira aqui. Os bebês dormem uma média de...

Sport News

Por que meu bebê não dorme?

Uma das reclamações de muitas mães é que o bebê não dorme. Realmente esse problema é muito comuns entre os bebês e podem ocorrer...

Como combater a ansiedade na gravidez?

Você está sofrendo de ansiedade na gravidez? Quer saber como combater esse problema? Se sim, continue conosco que vamos te ajudar. A ansiedade na gravidez é...

O que são ansiolíticos Naturais Fortes?

Você sabe o que são ansiolíticos naturais fortes? Talvez por esse nome não, mas garanto que você já tomou pelo menos um (ou vários)...
- Advertisement -

Melhor calmante para bebê dormir

Calmante para bebê dormir qual será o melhor? Aliás, bebês podem tomar calmante? Essas e outras dúvidas você tira aqui. Os bebês dormem uma média de...

Quais os melhores calmantes infantis?

Quais são os melhores calmantes infantis para utilizar? Aliás, crianças podem tomar calmante? A primeira coisa que temos que ver aqui é o que a...

Calmante Natural – Quais são os melhores?

Os níveis de estresse e ansiedade nunca estiveram tão em alta. A rotina corrida, com muita pressão, faz com que a gente precise de...

Calmantes para Ansiedade. Descubra os melhores!

Uma recente pesquisa realizada Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou um dado impressionante: o Brasil é o país mais ansioso do mundo! Não é...

Fashion Week

Por que meu bebê não dorme?

Uma das reclamações de muitas mães é que o bebê não dorme. Realmente esse problema é muito comuns entre os bebês e podem ocorrer...

Como combater a ansiedade na gravidez?

Você está sofrendo de ansiedade na gravidez? Quer saber como combater esse problema? Se sim, continue conosco que vamos te ajudar. A ansiedade na gravidez é...

O que são ansiolíticos Naturais Fortes?

Você sabe o que são ansiolíticos naturais fortes? Talvez por esse nome não, mas garanto que você já tomou pelo menos um (ou vários)...

Melhor calmante para bebê dormir

Calmante para bebê dormir qual será o melhor? Aliás, bebês podem tomar calmante? Essas e outras dúvidas você tira aqui. Os bebês dormem uma média de...