gestante com enjoo
Os enjoos são mais comuns entre a 6ª e 12ª de gestação

Considerada uma das fases mais bonitas da vida da mulher, a gravidez pode ser mais difícil do que se imagina. Especialmente nas primeiras semanas, há uma grande chance de desconforto estomacal. Buscar o melhor calmante natural para gestante com enjoo é indispensável para que ela possa aproveitar esse período tão importante.

Embora muitas mulheres não se sintam tão enjoadas, há outras que chegam a perder peso por não conseguir comer. E embora emagrecer possa ser bom, nesse caso significa que o bebê não está recebendo os devidos nutrientes. Portanto, o enjoo precisa ser devidamente tratado.

Confira a seguir as 3 melhores opções de calmantes naturais para o estômago que são seguros na gravidez!

Porque a mulher sente enjoo na gravidez

É comum que uma gestante descubra a gravidez por causa do aparecimento enjoos. Se trata de um dos primeiros sintomas mais marcantes da gestação. É comum que 70% das mulheres sofra com esse problema nos 3 primeiros meses.

O que acontece é que os níveis hormonais femininos oscilam bastante nesse período. A presença de progesterona faz com que o estômago fique naturalmente mais lento, tornando a digestão mais difícil e lenta. Dessa forma, o alimento demora a chegar até o intestino, causando os incômodos como enjoos, náuseas e vômitos.

A tensão desse período também contribui para que os enjoos sejam mais frequentes. Mais sensíveis a tudo, as grávidas ficam naturalmente mais nervosas em certos momentos, aumentando o desconforto. Além disso, o olfato fica mais apurado. É por isso que há gestantes que mal conseguem chegar perto de alimentos que antes não incomodavam.

Qual o melhor calmante natural para gestante

fatia de limão
Componente presente na casca do limão age como um leve ansiolítico

A gestação é um período que exige um cuidado extra. Calmantes eficientes como a valeriana, por exemplo, devem ficar de fora da rotina alimentar.

Veja 3 calmantes que estão liberados!

  1. Camomila

É provável que esse seja o chá mais popular por aqui. E não é à toa. A camomila está no topo da lista de calmantes naturais mais eficientes. E para gestantes, possui um combo de benefícios.

Embora deva ser consumida com moderação, a camomila tem o poder de agir duplamente. Seus componentes são relaxantes e levemente sedativos, reduzindo a tensão natural.

Além disso, possui uma ação calmante diretamente no estômago. Assim, as sensações de mal estar tendem a diminuir consideravelmente com sua ingestão.

2. Casca de limão

O consumo de frutas cítricas é muito indicado para reduzir o enjoo. No entanto, é na casca do limão que está o grande segredo para acalmar tanto a mente quanto o estômago.

Com efeito naturalmente calmante, a casca possui um componente chamado limoneno. Essa substância funciona como um ansiolítico natural bastante leve, mas eficaz para diminuir a ansiedade. Como chá, é importante que a casca não seja fervida, apenas colocada em água quente.

Para quem não quer consumir a fruta de qualquer forma, o óleo de casca de limão é uma opção eficiente. Algumas gotas atrás das orelhas contribui para a sensação de calma.

3. Gengibre

Durante muito tempo, o gengibre foi considerado um inimigo da gestação. Atualmente, porém, já se sabe que não possui efeito abortivo, sendo considerado seguro. E, sem dúvida, é uma das opções mais práticas contra o enjoo.

Embora tenha ação estimulante no sistema gastrointestinal, se trata de uma atuação importante. O enjoo é causado por um estômago mais lento, e ao estimular, há menos demora na chegada dos alimentos no intestino. Seu paladar também contribui para descarregar a tensão.

É possível beber o chá de gengibre como prevenção ao aparecimento de enjoos. O preparo em si, com água quente e um aroma agradável, também age como calmante natural para a mente. Já para os momentos de crise, mastigar um pedacinho da raiz diminui os sintomas na hora.

Vale dizer que esses três exemplos agem de forma diferente em cada organismo. Enquanto algumas mulheres podem ter crises apenas pela manhã, outras enjoam o dia todo. É por isso que o melhor calmante natural para gestante é aquele que funciona com você. Existem opções, mas é o seu organismo que vai responder o que melhor funciona.

O que evitar na gestação para diminuir os enjoos

Além da valeriana, outros alimentos devem ser evitados durante a gestação. Os carboidratos simples e pesados devem ficar fora da alimentação. Como sua digestão é mais lenta, acaba ficando mais tempo preso no estômago, aumentando a incidência de enjoos e, principalmente, vômitos.

Dentre os chás, é importante evitar também os mais estimulantes como o chá verde. Sua atuação no estômago pode piorar os sintomas. Também acredita-se que seus nutrientes diminuem a quantidade de ácido fólico no organismo. E esse ácido é essencial para o desenvolvimento do feto.

Porque a respiração pode ser o melhor calmante natural para gestante

gestante fazendo meditação
A respiração ajuda a tirar o foco da sensação de enjoo

Outro calmante natural eficiente para qualquer situação é a respiração. Ao tirar o foco do problema e focar na entrada e saída de ar do organismo, há uma diminuição natural da ansiedade. E isso previne e diminui também as crises de enjoo.

Sempre que sentir a chegada do mal estar, realize a seguinte sequência respiratória:

  • comece colocando a ponta da língua atrás dos dentes superiores;
  • esvazie os pulmões, expirando todo o ar;
  • com a boca fechada, puxe o ar pelo nariz enquanto conta até 4, lentamente;
  • segure a respiração por 7 segundos;
  • solte o ar pela boca, contando mentalmente até 8 segundos;
  • repita por 5 vezes.

Essa é uma técnica conhecida simplesmente como 4-7-8 e funciona tanto para gestantes com enjoo quanto para pessoas com ansiedade. A entrada cadenciada de ar aumenta a oxigenação do cérebro e do organismo como um todo.

No caso das crises de enjoo, é um truque para tirar o foco do mal estar e dar uma chance para que o estômago se recomponha.

Para encerrar, vale dizer que além do melhor calmante natural para gestante, qualquer que ele seja, é importante manter a ingestão de água. Manter o organismo devidamente hidratado é indispensável para que qualquer outra alternativa funcione.

Tem alguma outra dica natural de como diminuir os enjoos? Deixe um comentário contando o que melhor deu certo para você. Teremos o maior prazer em conhecer a sua experiência!

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