Qual é o melhor calmante natural para bebê

15
bebe dormindo
Recém nascidos precisam de segurança – Imagens: Envato

Fome, sede, carência, medo, manha, tudo pode fazer com que seu filho chore. É nessa hora que você precisa buscar o melhor calmante natural para bebê. Antes de qualquer solução drástica, esse tipo de solução orgânica é garantia de que a criança vai conseguir se acalmar sem qualquer risco de efeitos colaterais.

O primeiro passo para acalmar um recém nascido, por exemplo, é eliminar os problemas mais comuns. Cheque a fralda, procure por indícios de cólica, descubra se o neném não está com dor de ouvido. Se não for o caso, talvez seja apenas uma necessidade emocional.

Confira a seguir quais são os melhores calmantes para essa situação!

Saiba como escolher o melhor calmante natural para bebê

Os gatilhos de estresse para o bebê podem variar bastante. Ainda que eles não tenham o mesmo entendimento de um adulto, certos comportamentos podem afetar sua reação.

Uma criança que é separada da mãe, por exemplo, pode se sentir insegura, mesmo que sejam apenas alguns minutos ou horas. Para acalmar o choro, o colo costuma ser uma opção infalível. Entretanto, nem sempre é possível parar a rotina para fornecer essa atenção completa.

Veja o que mais você pode fazer!

Imersão em balde ofurô

Pode parecer estranho, no entanto, um balde pode ser a solução para trazer mais calmaria aos recém nascidos. O que acontece é que a criança passou toda a gestação em um ambiente fechado ao seu redor. Logo, essa sensação é reconfortante mesmo após o parto.

Para realizar uma imersão com segurança, é importante que o tamanho do balde seja adequado ao da criança. E, principalmente, que a quantidade de água seja suficiente apenas para cobrir os ombros, sem qualquer risco de ultrapassar o pescoço. A temperatura deve ser de meio grau acima da temperatura natural do bebê.

A imersão que emula o ambiente intrauterino foi criado por maternidades holandesas em 1997. Desde então, tem se popularizado bastante. No entanto, vale reforçar a necessidade de atenção extra, para evitar acidentes.

Banho com ervas

bebê tomando banho
O banho com ervas ajuda a acalmar

Após os 6 meses, o uso do ofurô não é mais viável. É quando os banhos com ervas se tornam mais essenciais. Chamado de terapêutico, o uso da água morna já contribui para aumentar a vasodilatação do bebê. Já as ervas têm função diretamente calmante.

As mais indicadas para os banhos são:

  • camomila: acalmam a pele e tem propriedades digestivas;
  • calêndula: contribui para diminuir alergias e inflamações que causam estresse;
  • manjericão: está relacionada ao aumento e renovação de energias;
  • hortelã: refrescante, é excelente para dias de calor e ainda contribui para bebês com problemas respiratórios causados por resfriados;
  • sálvia: outra opção aliada no combate da congestão nasal.

Também é possível usar uma substância como o amido de milho. Misturada com a água morna, uma ou duas colheres transpassam uma sensação de frescor. Para os bebês com pele sensível, ajuda a acalmar erupções.

Chá de camomila

A cólica é o terror dos nenéns mais novinhos. E o chá de camomila, o mais eficaz calmante natural entre as ervas. Sua ação permite que a digestão seja facilitada, o que pode diminuir a ocorrência de cólicas. Lembrando sempre que o chá deve ser preparado sem açúcar. Do contrário, pode servir como estimulante para o bebê.

Vale dizer também que o mais indicado é que a criança consuma apenas leite materno até os 6 meses de idade. É importante consultar o pediatra antes de dar chás para bebês que ainda são mais novos.

Outras opções interessantes para acalmar são os chás de erva-doce e hortelã. Tome cuidado com outras substâncias como chá-verde, que funciona como estimulante. Em vez de o melhor calmante natural para bebê, você terá o mais potente estimulante de agitação.

Óleos essenciais

bebê com sono
O calmante natural também contribui para um sono tranquilo

Se uma erva já possui uma ação comprovada, os óleos essenciais vão ainda mais longe. Na verdade, a eficácia é 75% maior do que de uma erva desidrata. Por isso, é importante escolher o aroma correto.

Dentre os mais eficientes estão:

  • óleo de endro: com ação calmante, o endro também atua como antiespasmódico. Isso significa que ajuda nas crises de cólica e problemas de digestão. Como é mais forte do que o chá, é importante misturar uma goto desse óleo com outro como o óleo de amêndoas e passar na pele do bebê.
  • óleo de eucalipto: a irritação e o estresse do recém nascido também podem ser combatidas com o óleo de eucalipto. Essa substância natural facilita a respiração e promove mais oxigenação naturalmente. Mas tome cuidado, o Eucalpytus radiata é indicado para bebês, enquanto o Eucalyptus globulus é para maiores de 2 anos;
  • óleo de lavanda: além de ser calmante, a lavanda tem uma ação sedativa leve. Por isso, é considerado um aliado do sono. Pode ser passado diretamente na pele, podendo inclusive amenizar sintomas de coceiras e alergias;
  • óleo de tangerina: parecido com a lavanda, esse óleo tem um tom aromático mais doce, mas ajuda igualmente na indução do sono. Coloque algumas gotas na palma da mão e massageie todo o corpo do bebê lentamente para um melhor resultado.

Pele com pele

pai segura bebê no colo
O toque da pele ajuda na sensação de conforto do bebê

O que também ajuda muito, além dos óleos, banhos e ervas, é o toque e a sensação de pele com pele. O cheiro da mãe, principalmente, garante mais segurança para os pequenos. Por isso, sempre que uma crise parecer difícil de conter, não hesite em tirar tanto a sua quanto a blusa do bebê e deixar que ele sinta seu calor. Lembre-se, é claro, de cuidar para que ele não sinta frio.

A dica vale também para os pais. Quanto mais contato de pele com pele nos dias próximos ao parto, maior a chance de aumentar a proximidade com os filhos. Mesmo que você fique inseguro, é importante tentar.

Buscar o melhor calmante natural para bebê significa fazer testes e ir descobrindo o que melhor funciona com o seu pequeno. Não hesite em alternar as técnicas para conseguir mais calmaria.

Tem alguma outra dica de calmante natural infantil que funciona? Fale sobre sua experiência positivas ou negativas nos comentários! É sempre bom saber o que funciona e o que não dá muito certo na hora de aprender com a personalidade dos bebês!

Calmante para bebê

Se o artigo te ajudou a encontrar o que você procurava para seu bebê, colabore conosco. Compartilhe essa postagem em suas redes sociais e deixe seu comentário abaixo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here