19.7 C
São Paulo
segunda-feira, Maio 11, 2020
Início Calmante Natural É perigoso dar calmante para gestante?

É perigoso dar calmante para gestante?

- Advertisement -

barriga de gestante
A gestação pode ser um período estressante para a mulher

Crise de choro, ansiedade, medo de não ser uma boa mãe, existem muitos fatores que podem deixar a gravidez mais estressante. No entanto, é importante tomar cuidado na hora de pensar em dar calmante para gestante. Se trata de uma fase especial, em que o organismo passa por muitas transformações.

- Advertisement -

Antes de tudo, é importante que a mulher viva em um ambiente tranquilo. Cabe a quem está ao seu redor fazer o possível para amenizar seus sintomas. E quando isso não for possível, é preciso avaliar o tipo de calmante a ser utilizado.

Entenda melhor o que ajuda e o que é perigoso para as grávidas!

Remédios calmantes — só com receita médica

remédio calmante
Remédios calmantes só podem ser tomados com receita médica

O que funciona para a vizinha, não necessariamente funciona com você. Por isso, é essencial evitar tomar qualquer tipo de medicamento por conta própria. E isso inclui os remédios calmantes.

As fórmulas naturais costumam ser liberadas para a maioria das pessoas, por contarem com elementos vindos da natureza. No entanto, sua ação nem sempre é indicada para grávidas.

Há chás simples, do nosso dia a dia, que correm o risco de agir como abortivos. Imagine, então, as fórmulas farmacêuticas utilizadas de forma equivocada. É preciso sempre que um profissional avalie as condições clínicas e defina o melhor tratamento com sintéticos. E, principalmente, se há mesmo a necessidade de tomar alguma medicação.

Sempre que você sentir que está sendo inundada por pensamentos ruins ou começar a suar frio, por exemplo, converse com seu médico. As crises de ansiedade precisam ser levadas a sério, especialmente nessa época da sua vida. Um pouco de estresse é comum, porém, não pode atrapalhar sua rotina de forma alguma.

Chá calmante para gestante – o que pode e o que não pode

xícara de chá com estampa de rosas
Um chá calmante é sempre muito eficiente

Falando agora dos calmantes naturais, existem muitas opções que são seguras para as grávidas. Da mesma forma, há os que devem ser evitados, com risco de atrapalhar a gestação de alguma forma.

Dentre os indicados estão:

Chá de erva-cidreira

Com efeito relaxante e calmante, a erva-cidreira contribui para diminuir os níveis de ansiedade e estresse. Além disso, ajuda na digestão, o que é um bônus extra, já que a gestação pode ser acompanhada de prisão de ventre (o que também causa o aumento da tensão emocional). Beber chá de erva-cidreira é útil ainda para o sono, ajudando a dormir melhor.

Chá de Rooibos

Sabe aquela substância que não é tão popular mas faz milagres? Então, esse é o rooibos. O arbusto sul-africano pode ser encontrado em casas de especiarias e comércios holísticos. Também conhecido como chá vermelho, diminui o refluxo durante a gravidez e é uma ótima fonte de antioxidantes. É rico em magnésio e cálcio, sendo livre de cafeína. Portanto, não é um estimulante, o que o torna mais seguro para esse período.

Chá de hortelã

Aliado do estômago, o chá e hortelã alivia também tensões musculares. É um calmante natural tanto por sua composição como por seu aroma. No entanto, ainda que seja saudável, as grávidas precisam tomar cuidado. Em algumas mulheres, seu consumo diminui o estresse mas aumenta a sensação de azia.

Chá de gengibre

Talvez sua mãe ou avó tenha dito para tomar cuidado com o gengibre, não é verdade? No entanto, pode ficar tranquila. Beber chá de gengibre diminui os níveis de ansiedade naturalmente e ainda reduz os enjoos matinais. O importante, porém, é que deve ser consumido com moderação, não passando de 200ml ao dia.

Chá de folha de folha de framboesa

Outro exemplo não tão popular, a folha de framboesa é rica em cálcio, magnésio e ferro. É mais indicado a partir dos 6 meses de gestação. Isso porque, além de acalmar, ajuda a fortalecer o útero, preparando para o trabalho de parto. É um excelente aliado para prevenir sangramentos e hemorragias após o nascimento do bebê.

Enquanto esses chás estão liberados, há outros que devem ficar fora da vida da gestante durante os 9 meses. São eles:

  • chá de urtiga;
  • chá de dente de leão;
  • chá de poejo;
  • chá de raiz de alcaçuz;
  • chá de sálvia;
  • chá de salsinha;
  • chá de chicória.

Além destes, é importante ficar atento com o chá de camomila. Embora seja um dos melhores calmantes naturais, a camomila pode ter uma ação muito intensa no organismo feminino. As propriedades anti-inflamatórias exigem cuidado.

Não existem estudos recomendando ou proibindo a camomila, no entanto, os médicos costuma pedir cautela com seu uso nos primeiros meses de gestação.

Meditação como calmante para gestante

barriga de gestante com flor
Uma rotina adequada ajuda a gestante a ter mais tranquilidade

Mais do que nunca, durante a gestação é indispensável buscar sempre as soluções mais naturais e menos invasivas para os problemas. Esse é sempre o caminho mais seguro para a mãe e o bebê. E no topo da lista de calmantes para grávida está a meditação.

Embora seja encarada ainda com desconfiança, a meditação permite que a mulher tenha um melhor controle de seus pensamentos. As técnicas são muitas, porém, duas formas podem ser mais práticas:

  1. procure um vídeo de meditação guiada: existem diversas opções no youtube ou mesmo em aplicativos para celular. Sente-se em um lugar confortável e ouça as palavras até que sua mente fique o mais vazia possível. Mesmo que você consiga apenas por um minuto, já será de grande ajuda para sua mente;
  2. concentre-se na sua respiração: essa é uma técnica que funciona especialmente antes de dormir. Inspire o ar por 8 segundos, segure o ar por 4 segundos e expire por 6 segundos, pode ficar de olhos fechados. Mantenha a concentração apenas na respiração e você vai perceber como todos os pensamentos se desfazem. Na terceira repetição, você já estará abrindo a boca de sono. E se não estiver, é porque faltou concentração.

Vale dizer que essas são apenas sugestões e que existem muitas outras à disposição. É possível que a gestante se acalme de forma segura e natural.

Para encerrar, vale reforçar que dar calmante para gestante só é perigoso se for feito de forma inconsequente. Buscar substâncias naturais sem cafeína, por exemplo, é seguro e bastante indicado. Para qualquer componente mais forte, é indispensável ter a opinião do especialista.

Se você está grávida e quer mais dicas de como se manter calma, siga nossas redes sociais! Sempre temos novos conteúdos sobre o assunto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Qual calmante grávida pode tomar?

A espera por um bebê pode ser tanto doce quanto atribulada. Saber qual calmante grávida pode tomar é essencial para ajudar nesse momento, sabia? O...

O que é bom para ajudar a dormir?

Ter uma boa noite de sono virou sinônimo de ostentação. Felizmente, existem truques para ajudar a dormir bem sem precisar de remédios, sabia? Embora as...

Remédio para dormir. Confira os 10 melhores!

Tem quem diga que atualmente é ostentação que não usa remédio para dormir. E é bem verdade que o sono mudou, assim como a...

Remédio caseiro para dor de ouvido

Não importa a idade, a dor de ouvido pode ser cruel. E em tempos de coronavírus, nem sempre é indicado correr para o hospital...

Melhor remédio caseiro para dor de dente

Não existe nada pior do que dor de dente. E em tempos de corona vírus, a maioria das pessoas sequer pode ir ao dentista....

O que é Rivotril e seus efeitos

Quem já passou por algum tipo de problema na saúde mental, com certeza sabe o que é Rivotril. Mas, será que além de entender...

O que são calmantes tarja preta?

Todo remédio precisa de indicação médica. No entanto, os calmantes tarja preta contam com uma restrição maior. Você sabe como age esse tipo de...

Como os calmantes atuam no sistema nervoso?

Logo após a ingestão, alguns remédios parecem transformar seu humor. Isso acontece porque medicamentos anti-estresse, anti-ansiedade e calmantes atuam no sistema nervoso. Mas você...

Calmante Natural x Calmante de Farmácia. Qual é o melhor?

Assim que uma crise de estresse ou ansiedade surge, a dúvida é imediata, calmante natural x calmante de farmácia? O que é melhor tomar? Antes de...