6.2 C
Nova Iorque
sábado, março 21, 2020
Início Dicas Saudáveis Melhor remédio caseiro para dor de dente

Melhor remédio caseiro para dor de dente

- Advertisement -

mulher com dor de dente
A dor de dente costuma ser cruel

Não existe nada pior do que dor de dente. E em tempos de corona vírus, a maioria das pessoas sequer pode ir ao dentista. Você sabe como resolver o problema em casa mesmo?

- Advertisement -

Na verdade, para acabar com a dor de vez, apenas um tratamento especializado. Contudo, há formas de amenizar o desconforto até que isso seja possível.

E é justamente sobre como usar um remédio caseiro para diminuir a dor de dente que vamos falar hoje. Confira a seguir!

Saiba o motivo da dor de dente

O ponto de partida para amenizar a dor de dente é buscar entender o seu motivo. Claro que você não vai conseguir um diagnóstico fechado em casa, ninguém espera isso. O importante é ter certeza a origem do seu incômodo.

Não é raro, por exemplo, quem acha que está com dor nos dentes e, na verdade, está com enxaqueca. Da mesma forma, pode ser que o incômodo venha de um dente lá no fundo, mas que a lateral do rosto inteira esteja doendo.

Assim, comece observando no espelho se há algum indício do que está causando a dor. Há situações em que um pedacinho de comida está preso entre os dentes, por exemplo, causando o problema. Nessa situação, basta retirar o alimento e o alívio será imediato. Parece bobo, no entanto, é muito comum especialmente em crianças.

Se o dente tiver quebrado, pode ser um sinal de que o nervo está exposto. Nessa situação, colocar qualquer remédio caseiro pode piorar a situação. Tudo que você quer evitar é uma infecção, não é verdade? Portanto, evite colocar pomadas ou mesmo pasta de dente diretamente no local. A dor será muito maior.

Confira 5 receitas caseiras de remédio para dor de dente

No caso de uma dor que você não sabe identificar ou que sabe que é de cárie, há algumas alternativas seguras para conter a escalada da dor. Vale reforçar, no entanto, que são opções temporárias, apenas até você conseguir um dentista.

Água morna e bicarbonato de sódio

pó de bicarbonato de sódio
O bicarbonato ajuda também na dor causada por afta

Bicarbonato de sódio é um aliado para muita coisa. E não é diferente quando se fala em dor de dente. Junte à água morna e você terá um aliado para amenizar o desconforto em poucos minutos.

O que acontece é que o calor da água vai ajudar a acalmar a região que está doendo e drenar parte da inflamação. Enquanto isso, o bicarbonato de sódio contribui para reduzir a infecção. Repita várias vezes ao dia e substitua o bicarbonato por sal, se não tiver em casa.

Compressa gelada

Não é exatamente uma receita, porém, funciona. Sempre que tiver dor de dente, pegue gelo, coloque em um plástico e envolva com uma toalha, fazendo uma compressa. O ideal é aplicar a cada 3 horas no lado do rosto que mais está sofrendo com o desconforto.

O gelo vai ajudar a contrair os vasos sanguíneos, o que serve para aliviar. Além disso, diminui o inchaço e reduz a inflamação da região. É por isso que quando você faz uma cirurgia de retirada do siso, por exemplo, o sorvete está liberado. Os alimentos quentes intensificam a dor, enquanto os gelados amenizam.

Cravo da índia amassado

cravo da índia
O cravo da índia ajuda a conter a inflamação

Se você prestar atenção ao cheiro do consultório de dentista quando acontece uma obturação, talvez lembre do cravo da índia. E não é à toa. Em sua composição está o eugenol, muito utilizado nesse tipo de material para reconstrução do dente.

Contando com ação bactericida e analgésica, o cravo pode ser utilizado em emergências. Quando estiver com dor de dente e sem possibilidade de ir ao dentista, amasse levemente um cravo e coloque próximo ao motivo da dor. Deixe por poucos segundos e retire, nunca ultrapassando 2 minutos, já que as substâncias podem queimar a gengiva.

Folhas de hortelã

Muito usada como calmante natural, a hortelã é uma ótima aliada contra a dor de dente. Contando com uma ação antisséptica e anti-inflamatória, suas folhas são uma boa opção especialmente para crianças, já que têm um sabor agradável.

Prepare o chá por meio de uma infusão e deixe descansar por pelo menos 20 minutos. Depois, faça bochechos a cada 4 a 6 horas. Você vai sentir a dor acalmar em pouco tempo. Algumas pessoas chegam a deixar uma folhinha sobre o dente, pois em algumas situações ajuda a amenizar o problema.

Mastigar alho

dentes de alho
O alho é um aliado contra a dor de dente

O alho é um excelente tempero, mas o que tem a ver com a dor de dente? Por mais estranho que pareça, é uma daquelas receitinhas do tempo das avós. Com propriedades anti-inflamatórias, o alho contribui para controlar a infecção até ir a um dentista.

Sempre que tiver dor, corte um alho ao meio e coloque a parte de dentro em contato direto com a gengiva. Deixe apenas por alguns segundos, pois também pode queimar. Para não ficar com aquele bafo forte, pode escovar os dentes logo em seguida ou fazer bochechos com água morna e bicarbonato para completar o tratamento caseiro.

Entenda quando procurar ajuda especializada para curar a dor de dente

mulher sendo tratada no dentista
É importante ir ao dentista logo que possível

Embora você possa lesionar o dente com uma batida, por exemplo, e a dor sumir sozinha, isso é raro. Geralmente a dor de dente está relacionada a uma infecção, inflamação, cárie, entre outros problemas que precisam de tratamento. Na prática, isso significa que você sempre precisa de ajuda especializada.

Caso a sua dor seja persistente, a visita ao dentista é sempre indicada. Isso porque problemas tratados no começo tendem a ser mais fáceis de resolver e também mais baratas. O erro é adiar a consulta achando que não é nada. Isso porque, inicialmente até pode ser uma questão mínima, mas tende a piorar com o tempo. É sempre melhor prevenir do que remediar.

Assim, sempre que você tiver uma dor de dente intensa ou recorrente, use os remédios caseiros apenas como aliados. O ideal é buscar ajuda especializada logo que possível.

Tem alguma outra dica infalível para diminuir o desconforto? Deixe um comentário falando qual é o seu truque infalível contra a dor de dente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Melhor remédio caseiro para dor de dente

Não existe nada pior do que dor de dente. E em tempos de corona vírus, a maioria das pessoas sequer pode ir ao dentista....

O que é Rivotril e seus efeitos

Quem já passou por algum tipo de problema na saúde mental, com certeza sabe o que é Rivotril. Mas, será que além de entender...

O que são calmantes tarja preta?

Todo remédio precisa de indicação médica. No entanto, os calmantes tarja preta contam com uma restrição maior. Você sabe como age esse tipo de...

Como os calmantes atuam no sistema nervoso?

Logo após a ingestão, alguns remédios parecem transformar seu humor. Isso acontece porque medicamentos anti-estresse, anti-ansiedade e calmantes atuam no sistema nervoso. Mas você...

Calmante Natural x Calmante de Farmácia. Qual é o melhor?

Assim que uma crise de estresse ou ansiedade surge, a dúvida é imediata, calmante natural x calmante de farmácia? O que é melhor tomar? Antes de...

Calmante Natural para Ansiedade, Insônia ou Nervosismo

Com a rotina cada vez mais corrida, nossas emoções às vezes tomam conta. Por isso, é importante sempre ter um bom calmante natural para...

O que é calmante natural?

Muita das substância oferecidas da natureza possuem propriedade que a gente nem imagina. Para quem sofre de ansiedade e depressão, por exemplo, é importante...

Saiba porque o sexo é capaz de acalmar as mulheres!

Será que o sexo é capaz de acalmar as mulheres de forma semelhante ao que acontece quando tomamos algum calmante natural ou ansiolítico? Se você...

Por que meu bebê não dorme?

Uma das reclamações de muitas mães é que o bebê não dorme. Realmente esse problema é muito comuns entre os bebês e podem ocorrer...