19.7 C
São Paulo
segunda-feira, Maio 11, 2020
Início Calmante Natural O que são calmantes tarja preta?

O que são calmantes tarja preta?

- Advertisement -

caixas de calmantes tarja preta
Os calmantes tarja preta precisam de receita médica

Todo remédio precisa de indicação médica. No entanto, os calmantes tarja preta contam com uma restrição maior. Você sabe como age esse tipo de medicamento?

- Advertisement -

Embora seja possível comprar muitos remédios sem receita, existem fórmulas que demandam mais cuidado. Um simples analgésico possui uma ação muito mais leve no organismo do que uma composição que atua nos neurotransmissores de humor.

Para te ajudar a entender melhor essa categoria de calmantes, reunimos as informações abaixo. Confira!

Entenda o que são remédios com tarja preta

rivotril é dos calmantes tarja preta
Rivotril é dos calmantes tarja preta mais populares

Não é raro encontrar quem tomou um remédio que foi bom e logo indicou para um conhecido ou vizinho. No entanto, é nessas automedicações que está o perigo. Nunca se sabe se uma fórmula vai reagir da mesma forma em todo tipo de organismo. Os remédios e calmantes tarja preta representam uma forma de prevenir esse tipo de atitude.

O que acontece é que esse tipo de tarja possui um controle muito mais restrito por meio do Ministério da Saúde. A embalagem sempre conta com o aviso de “Venda sob prescrição médica, o abuso deste medicamento pode causar dependência”. E não se trata de exagero.

As fórmulas caracterizadas como tarja preta costumam ter uma ação sedativa ou de estímulo do sistema nervoso central. Isso significa que possui uma atuação muito mais complexa e intensa. Um simples Rivotril sublingual tem a capacidade de aumentar o sono e diminuir o estresse em poucas horas. A questão é que seus efeitos colaterais tendem a ser insônia e até confusão mental.

Na prática, o uso inadequado de um dos calmantes tarja preta mais populares pode comprometer funções importantes. Em uma dose muito forte, há pessoas que sequer conseguem dirigir ou manter as atividades rotineiras. Portanto, não podem ser tomadas sem indicação específica do médico.

Saiba quando são prescritos calmantes tarja preta

receita médica
As receitas de remédios tarja preta são retidas pela farmácia

Atualmente, estima-se que os brasileiros consumam quase 60 milhões de calmantes tarja preta por ano. O número inclui os medicamentos alprazolam, bromazepam, clonazepam, diazepam, lorazepam, flunitrazepam, midazolam e zolpidem. Ou seja, o kit básico de tranquilizantes e calmantes mais prescritos no país. A questão é: quando esse tipo de calmante é necessário?

Embora tenham se popularizado, os calmantes tarja preta são prescritos principalmente para pessoas com doenças como:

  • síndrome do pânico;
  • depressão;
  • transtorno de ansiedade generalizada;
  • bipolaridade;
  • fobia social;
  • distúrbios epilépticos.

A utilização desse tipo de medicação acontece também para síndromes como a das pernas inquietas ou da boca ardente. Essa segunda, pouco comum, ocorreu quando o paciente sente dores e ardências na região bucal sem qualquer motivo aparente. Se trata de uma doença que, aparentemente, poderia não ser beneficiada com calmantes tarja preta, não é verdade?

Esse é um dos motivos pelo qual o entendimento médico é tão essencial. Outra questão importante está nos efeitos colaterais. Há situações em que as consequências adversas são tão ou mais impactantes quanto os sintomas originais.

Veja quais são os principais cuidados ao tomar esse tipo de remédio

exemplos de calmantes tarja preta
Esse tipo de remédio demanda muito cuidado ao ser consumido

Antes de tomar remédios ou calmantes tarja preta, é preciso avaliar cuidadosamente os seus efeitos a curto e longo prazo. O que acontece é que as fórmulas mais fortes tendem a  criar alguma dependência. Por isso, sua utilização precisa ser regrada e pontual.

Os efeitos colaterais de medicamentos que agem no sistema nervoso central também incluem:

  • sonolência;
  • crises depressivas;
  • insônia;
  • dor de cabeça;
  • baixa na imunidade;
  • tontura;
  • náusea;
  • queda na libido;
  • irritabilidade.

Há ainda situações de ocorrência de fraqueza muscular, perda de cabelo e até mesmo gatilho para anorexia. Portanto, o principal cuidado é o acompanhamento rígido das reações adversas. Há casos até mesmo de alucinações ocasionadas pelo uso inadequado do remédio. Por isso, é importante ficar atento.

Na verdade, o inadequado é a palavra-chave quando se fala em automedicação. Os calmantes tarja preta são absolutamente efetivos. Contudo, desde que sejam usados conforme a prescrição médica. E apenas durante o período indicado.

Como envolve a ação de neurotransmissores, esse tipo de remédio também precisa ser retirado gradativamente do organismo. Cabe ao médico determinar o prazo para tomar o medicamento e iniciar o período de retirada. Em geral, é preciso avaliar os sintomas regularmente para compreender se não vai acontecer algum tipo de consequência negativa.

Outra questão importante é que o calmante tarja preta é apenas um coadjuvante. Ele funciona, no entanto, precisa de outros aliados. Na maior parte dos casos, há que se complementar o tratamento com terapia.

Descubra como comprar calmante traja preta

Se você acha que está passando por um momento muito difícil para a sua saúde mental, o ponto de partida é consultar um médico especializado. O psiquiatra é a figura mais bem preparada para indicar a necessidade de um calmante tarja preta. Outras especialidades até podem oferecer medicações contra a depressão, por exemplo, contudo, quanto mais forte o efeito, maior a necessidade do acompanhamento especializado.

Tendo a prescrição médica em mãos, com detalhes de uso, miligramas, dosagens, basta ir a uma farmácia. A receita, no entanto, tem validade de 30 dias e será retida. Essa é a única forma segura para adquirir remédio de boa procedência.

Evite os calmantes tarja preta vendidos pela internet

remédio tarja preta falsificado
A internet está cheia de remédios falsificados ou de má procedência

Convém dizer que nos últimos anos cresceram os casos de venda irregular de calmantes tarja preta pela internet. É possível ainda encontrar anúncios em diferentes páginas de comércio online. Ainda que pareça facilitada, esse tipo de compra é altamente arriscada.

Além de tomar um medicamento sem a devida receita, você não terá como comprovar a qualidade da fórmula. Ou mesmo se os ingredientes são realmente os necessários ou meras falsificações. Para o seu organismo, se trata inclusive de um risco de aumentar os sintomas, em vez de tratá-los. Na dúvida, prefira os calmantes naturais, sem se arriscar.

É importante reforçar ainda que a saúde mental precisa dos mesmos cuidados da física. Portanto, não vale a pena se arriscar com medicações desconhecidas.

Os calmantes tarja preta possuem muitos efeitos positivos e negativos no organismo. Logo, só deve ser consumido de acordo com a indicação especializada e com receita médica. Comprar em estabelecimentos oficiais é também indispensável.

Para saber mais sobre como funcionam esses remédios, aproveite para ler nosso artigo sobre Calmante natural x calmante de farmácia. Você vai entender melhor a ação de cada composição no seu corpo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Qual calmante grávida pode tomar?

A espera por um bebê pode ser tanto doce quanto atribulada. Saber qual calmante grávida pode tomar é essencial para ajudar nesse momento, sabia? O...

O que é bom para ajudar a dormir?

Ter uma boa noite de sono virou sinônimo de ostentação. Felizmente, existem truques para ajudar a dormir bem sem precisar de remédios, sabia? Embora as...

Remédio para dormir. Confira os 10 melhores!

Tem quem diga que atualmente é ostentação que não usa remédio para dormir. E é bem verdade que o sono mudou, assim como a...

Remédio caseiro para dor de ouvido

Não importa a idade, a dor de ouvido pode ser cruel. E em tempos de coronavírus, nem sempre é indicado correr para o hospital...

Melhor remédio caseiro para dor de dente

Não existe nada pior do que dor de dente. E em tempos de corona vírus, a maioria das pessoas sequer pode ir ao dentista....

O que é Rivotril e seus efeitos

Quem já passou por algum tipo de problema na saúde mental, com certeza sabe o que é Rivotril. Mas, será que além de entender...

O que são calmantes tarja preta?

Todo remédio precisa de indicação médica. No entanto, os calmantes tarja preta contam com uma restrição maior. Você sabe como age esse tipo de...

Como os calmantes atuam no sistema nervoso?

Logo após a ingestão, alguns remédios parecem transformar seu humor. Isso acontece porque medicamentos anti-estresse, anti-ansiedade e calmantes atuam no sistema nervoso. Mas você...

Calmante Natural x Calmante de Farmácia. Qual é o melhor?

Assim que uma crise de estresse ou ansiedade surge, a dúvida é imediata, calmante natural x calmante de farmácia? O que é melhor tomar? Antes de...